Foco

Com estoques baixos, hospitais de SP reforçam campanha para doação de leite

Três hospitais municipais de São Paulo que têm banco de leite humano estão com estoques abaixo do indicado para suprir a demanda de consumo de recém-nascidos e prematuros nas unidades de Terapia Intensiva (UTI). Com a aproximação do outono e inverno – períodos em que as doações tendem a diminuir – a prefeitura tem reforçado os pedidos para aumentar os estoques. É possível doar por meio do Programa de Coleta de Leite Humano Domiciliar.

De acordo com a prefeitura, o Hospital Municipal Professor Doutor Alípio Corrêa Netto, na zona leste da capital, está com 20 litros no estoque, menos da metade da necessidade mensal, que é de aproximadamente 45 litros. No Hospital Municipal do Campo Limpo, na zona sul, o déficit é de cerca de 25% do estoque regular. No Hospital e Maternidade Cachoeirinha, na zona norte, por sua vez, a coleta está acima dos 50 litros por mês, mas, para continuar com o estoque regular, é necessário aumentar a coleta em 30%.

Para doar

Recomendados

Quem quiser participar do Programa de Coleta de Leite Humano Domiciliar deve entrar em contato por telefone e fazer um cadastro. As mães lactantes passarão por exames e uma entrevista para orientação da ordenha e armazenamento do leite. É preciso ser saudável e estar amamentando o próprio bebê.

O programa conta com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O trabalho de retirada do leite doado na residência das doadoras é acompanhado por uma funcionária de enfermagem, responsável pelo armazenamento adequado do leite. Após a coleta, o leite é pasteurizado para, em seguida, ser distribuído aos bebês nas UTIs neonatais.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que, entre os benefícios para a doadora, está a manutenção da produção de leite, evitando o “empedramento” das mamas.

Bancos de Leite Humano (BLH)

Hospital Maternidade Professor Doutor Alípio Corrêa Netto – (11) 3394-8046
Alameda Rodrigo de Brum, 1989 – Ermelino Matarazzo

Hospital Municipal Campo Limpo – (11) 3394-7693
Estr. de Itapecerica, 1661 – Campo Limpo

Hospital e Maternidade Cachoeirinha – (11) 3986-1011
Av. Dep. Emílio Carlos, 3100 – Vila Nova Cachoeirinha

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos