Foco

Espera por consulta em UBS de SP pode durar até dois anos

A espera por uma consulta com um médico especialista nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de São Paulo pode levar mais de dois anos. Os pacientes devem agendar com o clínico geral para conseguir o encaminhamento a um especialista, mas não há prazo para esse segundo atendimento.

Leia mais:
ANS suspende venda de 44 planos de saúde de 17 operadoras
São Paulo lança medicação preventiva para populações vulneráveis ao HIV

A dona de casa Marlí Sandoval procura ajuda médica desde 2016 para tratar de um inchaço embaixo das orelhas e no pescoço. Depois de passar pelo procedimento padrão das UBSs, conseguiu o encaminhamento para o especialista, mas a consulta nunca chegou: “Eu me sinto uma pessoa deixada de lado. Está vazando pus pela minha boca e eu aguardando uma boa vontade”.

Recomendados

Sem saber que estava sendo gravado, um funcionário da UBS Parque Imperial, na Zona Sul, explicou que a consulta inicial com o clínico também demora na unidade: “Clínico só pra julho. A lista de espera não tem prazo. Vocês podem até reclamar pela ouvidoria, mas infelizmente esse é nosso fluxo”.

A BandNews FM entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que alegou estar em processo de contratação de mais médicos para atuar nas UBSs.

Ainda de acordo com a nota, 600 profissionais já aprovados em concurso devem ser convocados para trabalhar na área da saúde ainda este ano.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos