Todos os carros registrados no Brasil terão que trocar suas placas

Por Metro Jornal

Todos os veículos brasileiros precisarão trocar suas placas até 31 de dezembro de 2022.O Contran regulamentou a placa padrão Mercosul e os novos chips de identificação. A publicação está no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8).

 As placas terão elementos que permitem maior segurança e identificação automática dos veículos, como QR Code e número de ID único, alterações no processo de fabricação das placas para coibir fraudes, além de cumprir o acordo internacional estabelecido na Resolução MERCOSUL/GMC Nº 33/2014.

Apenas o Denatran poderá credenciar as empresas fabricantes de placas, diferentemente do modelo atual, de responsabilidade de cada Detran estadual, e o custo da chapa será padronizado nacionalmente.

A Resolução entrará em vigor após 180 dias da publicação, sendo obrigatório para os veículos novos e para os que optarem por mudar o domicílio.

A troca da chapa para os já emplacados será opcional até 2023 e, após essa data, todos deverão conter a nova placa.

Reboques, semirreboques, triciclos, motonetas, ciclos elétricos, quadriciclos, ciclomotores e tratores serão identificados apenas pela placa traseira.

Os chips compartilharão os dados com outros órgãos, permitindo integração com as polícias Federal, Rodoviária Federal e estaduais, assim como com a Receita Federal e receitas estaduais, e proporcionarão acesso a sistemas de portões e cancelas, permitindo liberação automatizada em pedágios e estacionamentos.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo