Foco

PSDB confirma prévias em clima de ‘Doria contra todos’

Doria durante a reunião na noite de segunda-feira divulgação/psdb

Pela primeira vez em sua história, o PSDB vai definir em eleições internas quem será o candidato do partido ao governo do Estado. O primeiro turno das prévias está marcado para o próximo dia 18. O segundo turno, se houver, será no dia 25.

ANÚNCIO

O calendário foi aprovado em reunião na noite de anteontem no diretório estadual e recebeu 70 votos favoráveis e 34 contrários.

As datas são defendidas pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), que embora não se posicione oficialmente como pré-candidato poderá participar da disputa interna sem deixar a prefeitura. O prazo para desincompatibilização do cargo termina em 7 de abril.

Recomendados

A proposta também recebeu apoio do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, que é pré-candidato.

Também pré-candidatos e adversários de Doria na disputa interna, o suplente de senador José Anibal, o secretário estadual Floriano Pesaro e o cientista político Luiz Felipe D’Avila defendiam as prévias nos dias 25 de março e 2 abril – mais próximas do limite de desincompatibilização, o que poderia pressionar Doria.

Clima quente

Oficialmente, Anibal justificou que o prazo mais longo permitiria a realização de debates entre os pré-candidatos. Os partidários de Doria acreditam que postergar a escolha vai prejudicar a composição de alianças.

A reunião foi marcada por discussões acaloradas e até troca de insultos e empurrões. Anibal mandou um militante pró-Doria calar a boca e o chamou de moleque. Os partidários do prefeito responderam com gritos de “chupa” quando o resultado foi anunciado.

Doria foi último a falar, quando Anibal e D’Avila já haviam deixado o encontro, e pregou a união, sem se apresentar como pré-candidato.

Presidente do PSDB, o deputado estadual Pedro Tobias disse que a realização das prévias é “um marco histórico” e ameaçou punir deserções ou traições após o fim das prévias. “Se um filiado não apoiar o candidato do PSDB, que saia do partido. Seu eu souber que alguém fez isso, vou expulsá-lo.”

Doria e os demais interessados em disputar as prévias têm até o dia 13 para se inscreverem. 

Tags

Últimas Notícias