Foco

França estuda multas de até 350 euros contra cantadas de rua

Getty Images

Parlamentares franceses apresentaram um projeto que prevê multas de 90 a 350 euros (R$ 380 a R$ 1,4 mil) para quem assediar mulheres nas ruas.

ANÚNCIO

O texto é fruto de cinco meses de discussões em uma comissão de deputados encarregada pelo governo de propor medidas para inibir cantadas abusivas. O relatório final foi entregue aos ministros Marlène Schiappa (Igualdade), Nicole Belloubet (Justiça) e Gérard Collomb (Interior).

«O ponto é que a sociedade como um todo tem que redefinir o que será aceito e o que não será», afirmou Schiappa. Entre as 23 recomendações está uma que sugere multas de 90 a 350 euros contra assédios de caráter sexual ou sexista em espaços públicos.

O texto ainda diz que policiais poderão consultar vídeos de celulares ou câmeras de vigilância para comprovar o delito. Por fim, o relatório amplia a prescrição de crimes sexuais contra menores de idade de 20 para 30 anos. Desde 2012, há uma lei no país que proíbe assédio em ambientes de trabalho, mas não existe nenhuma contra as famosas «cantadas de rua»

Tags

Últimas Notícias