Vacinação em São Caetano é bem acima da média regional

Por Metro Jornal

Termina hoje, oficialmente, a campanha de vacinação contra a febre amarela com doses fracionadas. No entanto, no ABC a adesão à ação ficou bem longe do estimado – exceção é São Caetano, única cidade a chegar perto da meta de imunização proposta.

Segundo a secretaria estadual de Saúde, desde o começo do programa, em 25 de janeiro, até ontem, 996.239 moradores das sete cidades foram vacinados. O público-alvo era de 2,33 milhões em toda a região. Com isso, somente 42,6% desse total foram imunizados.

Quem remou contra a maré no quesito de prevenção à febre amarela foi São Caetano. A prefeitura diz que durante a campanha aplicou 68.927 doses da vacina, chegando atingir 72,9% de imunização do público-alvo.

Somados os vacinados antes do programa, a partir de 2 de janeiro, ainda com aplicações integrais, e com os que foram imunizados no Atende Fácil (que fazia atendimento exclusivo de quem viajaria ao exterior), o município diz ter disponibilizado vacina para de 76.058 pessoas. Com esse total, a cidade chega a 80,5%.

Veja abaixo o alcance vacinal do público-alvo por cidades da região – Rio Grande da Serra não divulgou balanço sobre a vacinação.

Apesar de o Estado não ter sinalizado que irá estender a campanha novamente, Santo André (que terá mutirão amanhã), São Bernardo e Mauá informaram que vão manter o sistema do programa vacinação nos postos de saúde até as doses acabarem.

A região já confirmou seis casos da doença, sendo um em Diadema, dois em Santo André, dois em São Bernardo e um em Ribeirão Pires. Destes, dois morreram, um em Santo André e outro em Ribeirão, mas contraíram o vírus fora do ABC. Além disso, só um desses foi infectado no município de origem: um dos casos de São Bernardo, que passa bem.

• Santo André.
Público-Alvo: 623.152
Alcance da vacina: 37,4%

• São Bernardo.
Público-Alvo: 707.474
Alcance da vacina: 47%

• São Caetano.
Público-Alvo: 94.435
Alcance da vacina: 80,5%

• Diadema.
Público-Alvo: 365.124
Alcance da vacina: 58%

• Mauá.
Público-Alvo: 396.690
Alcance da vacina: 32,1%

• Ribeirão Pires.
Público-Alvo: 105.651
Alcance da vacina: 32,5%

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo