Foco

SUS tem app que agenda e cancela consultas e exames

Leon Rodrigues / SECOM-PMSP

Um aplicativo da rede pública de saúde de São Paulo permite que pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) agendem, confirmem e cancelem consultas e exames. O Agenda Fácil está disponível para 90 unidades de saúde da capital paulista.

ANÚNCIO

Leia mais:
Cinco serviços oferecidos pelo SUS que quase ninguém sabe que existem
Aplicativo mostra onde tem remédio gratuito pelo SUS

Até agora, participam do programa 16 UBS da zona oeste, 34 da zona sudeste e 40 da zona norte – veja a lista completa aqui. A previsão é que até o meio deste ano, toda as unidades da cidade sejam beneficiadas com o sistema. As vagas que aparecem no aplicativo não são exclusivas e funcionam simultaneamente com os outros canais de atendimento para marcação.

Recomendados

Para utilizar o app pela primeira vez, é preciso realizar um cadastro, com o número da carteirinha do SUS, data de nascimento, número do celular, email e um código autorizador. Esse código deve ser retirado em uma UBS que faça parte do sistema.

Além de agendar e cancelar, o sistema também permite a confirmar a consulta ou exame. Caso o paciente esteja em uma fila de espera, dá para escolher uma nova data, a partir da desistência de outras pessoas. Em casos de procedimentos pré-agendados, o paciente pode confirmar ou recusar, voltando para o mesmo lugar da fila de espera em que se encontrava.

O Agenda Fácil também informa o endereço da UBS, orientações para o preparo antes da realização dos exames e o cartão virtual do SUS. Está disponível para os sistemas Android e iOS.

Tags

Últimas Notícias