Foco

Postos da zona norte voltam a aplicar vacina contra febre amarela

Região é prioritária, segundo pasta da Saúde, e está com 75% da população imunizada. Campanha vai até sexta

Para tentar alcançar a meta de vacinar toda a população da zona norte contra a febre amarela, a Secretaria Municipal da Saúde voltou a colocar a dose – fracionada – em todos os 90 postos de saúde da região. De acordo com a pasta, 75% do público-alvo naquela área da cidade está imunizado.

É na zona norte que moram os cinco pacientes que, neste ano, contraíram febre amarela dentro da própria cidade de São Paulo – nenhum tinha se vacinado. Três deles morreram.

Em outubro do ano passado, foi confirmado que um macaco encontrado morto no parque do Horto Florestal tinha a doença. O primata não transmite a febre amarela ao humano, mas serve como alerta da circulação do vírus.

Recomendados

O Horto e o Cantareira foram fechados naquele mês e houve uma aplicação intensa de vacinas até janeiro deste ano, quando uma segunda fase da campanha de imunização foi iniciada, em outras regiões.

Mas, como a zona norte é prioritária, segundo a prefeitura, agentes de saúde foram de casa em casa para descobrir quem não tinha sido vacinado e convocar para a dose, postos volantes foram montados – em supermercados e shoppings, por exemplo – e, agora, a dose volta a todos os postos de saúde das região. É preciso retirar senha no posto para agendar a vacina, segundo a secretaria.

A atual fase da campanha vai até sexta.  

Saiba onde tomar a vacina aqui.

 

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos