Novo terminal de SBC tem baixo movimento no primeiro dia

Início de funcionamento de equipamento na região do Alvarenga registra poucos passageiros e ainda alguns ajustes

Por Metro Jornal ABC

Projetado pela Prefeitura de São Bernardo para atender 65 mil passageiros diariamente, o Terminal Rodoviário Grande Alvarenga (antigo Alves Dias), inaugurado na semana passada, começou a funcionar parcialmente ontem com baixa movimentação até mesmo em horário de pico. Neste primeiro momento, apenas quatro linhas (13, 13B, 14 e 14M) passam pelo equipamento público.

A reportagem esteve no local entre 7h30 e 8h30 de ontem. Durante esse período, poucas pessoas acessaram ou desembarcaram no local. A maior movimentação de passageiros era no ponto que fica na frente do novo terminal. No entanto, dezenas de funcionários estavam disponíveis para auxiliar a população com informações sobre a operação do novo terminal.

Apesar da inauguração ter ocorrido na quarta-feira, funcionários ainda trabalhavam no acabamento da parte interna e externa do local durante a manhã.

Para a empregada doméstica Rosa Maria dos Santos, 59 anos, o terminal ainda não surtiu efeito positivo, como queda no tempo de viagem. “Vai ficar muito bom quando os corredores (de ônibus) ficarem prontos, porque, para mim, ainda não mudou nada”, disse.

Projeto

O Terminal Grande Alvarenga faz parte de um grande plano de expansão do transporte público municipal, idealizado em 2012. Localizado no fim da avenida Presidente João Café Filho, próximo à praça Giovani Breda, no bairro Assunção, o equipamento contou com  R$ 19 milhões em investimento.

De acordo com o projeto inicial, que ainda prevê outros três terminais e 11 corredores, as obras deveriam ser finalizadas em 2014, mas só começaram em 2015. Quatro desses corredores vão passar futuramente pelo Terminal Rodoviário Grande Alvarenga.

Inicialmente, o investimento em 65 quilômetros de vias exclusivas para coletivos foi estimado em aproximadamente R$ 1,5 bilhão, com verba do governo federal e financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Alteração visa otimizar percursos   

A Prefeitura de São Bernardo informou que o objetivo das alterações em linhas que passam pelo Alvarenga (como citado no texto abaixo) é “otimizar os percursos para menor tempo de viagem e regularizar os atendimentos das regiões dos bairros Planalto e Rudge Ramos”.

A administração municipal foi questionada, mas não respondeu sobre a previsão de conclusão de todos os corredores que vão passar pelo trecho e quantas linhas devem chegar ao terminal novo.  METRO abc

Mudança em linha gera confusão

Uma nova linha de ônibus começou a funcionar: a 14R. De acordo com os funcionários do terminal, ela vai fazer parte do trajeto que as linhas 13 e 13B, que saem dos bairros Los Angeles e Parque Imigrantes, respectivamente, faziam. Antes, elas iam até a região do Rudge Ramos. Agora, vão somente até o Terminal Grande Alvarenga. O restante do trajeto será feito pela linha 14M. Portanto, quem seguir para o Rudge Ramos deve descer e pegar outro ônibus.

A auxiliar administrativa Luciana Santiago, 27 anos, disse que não sabia que a mudança havia ocorrido. Apesar da confusão, contou com a ajuda dos funcionários para entrar no coletivo correto. “Vai atrasar um pouco (a viagem) por causa dessa troca. Isso é ruim. Mas acho que quando todas as obras acabarem vai ajudar bastante”, disse.  

 

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