As dez cidades do mundo que mais atraem talentos

Oito delas estão na Europa, mas não são as grandes capitais; cidades da América Latina também foram avaliadas.

Por BBC Brasil

Viver em um lugar seguro, poder pedalar para o trabalho, estar bem conectado e, além disso, ter um bom emprego são características que jovens profissionais costumam levar em conta quando têm oportunidade de escolher uma cidade em qualquer lugar do mundo para morar.

Justamente por isso, cidades de médio porte estão ganhando a disputa com as grandes capitais na hora de atrair novos moradores. De acordo com o Índice Global de Talento e Competitividade, que na edição de 2018 analisou 90 cidades em 118 países, os melhores lugares do mundo para criar, atrair e manter talentos são: Zurique, Estocolmo, Oslo, Copenhague e Helsinki.

Washington, Dublin, São Francisco, Paris e Bruxelas completam a lista das dez cidades que mais atraem talentos.

As duas maiores capitais brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, aparecem nas 30 últimas posições do ranking. São Paulo ficou em 61º lugar e o Rio, em 74º.

100127806trespersonas-a63260461bee7d0701a6a64da5810045.jpg Entre as 10 cidades que mais atraem talentos, oito são europeias / Getty Images

O levantamento é uma parceria firmada entre o Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD), com sede na França, a Tata Comunicações e o Adecco Group, empresa suíça que gerencia recursos humanos.

"As cidades são laboratórios perfeitos. Em muitas delas, a promoção da diversidade há gerado avanços significativos, especialmente do ponto de vista da inclusão", escreveu Bruno Lanvin, co-autor do relatório.

Os pesquisadores afirmam que o alto nível de crescimento econômico nesses "polos de talento" permitiu que essas cidades criassem ecossistemas com melhor educação, desenvolvimento de negócios, saúde e infraestrutura.

Essa mistura de elementos fez com que essas dez cidades ficassem ainda mais competitivas para atrair gente talentosa em diferentes áreas. Todas, no entanto, também contam com universidades de ponta.

Cidades que mais atraem talentos no mundo

1. Zurique (Suíça)

2. Estocolmo (Suécia)

3. Oslo (Noruega)

4. Copenhague (Dinamarca)

5. Helsinki (Finlândia)

6. Washington DC (Estados Unidos)

7. Dublin (Irlanda)

8. São Francisco (Estados Unidos)

9. Paris (França)

10. Bruxelas (Bélgica)

Fonte: The Global Talent Competitiveness Index 2018

Buenos Aires lidera na América Latina

100127810buenosaires-075cb1005d67b4b58e3f1ed372d4fb86.jpg Buenos Aires é a melhor colocada no ranking global entre as cidades da América Latina analisadas pelo estudo / Getty Images

No relatório também há cidades da América Latina, ainda que elas não se destaquem no ranking global.

A melhor colocada entre as latino-americanas é Buenos Aires, na 35ª posição.

"Aqui há boas universidades e novos polos de desenvolvimento dentro da cidade, onde os jovens podem trabalhar em áreas mais acessíveis e com melhor qualidade de vida", disse Diego Kirschenbaum, diretor da consultoria Capital Humano, à BBC Mundo – o serviço em espanhol da BBC.

Cidades que mais atraem talentos na América Latina

Posição no ranking global

Buenos Aires (Argentina)

35

Cidade do México (México)

60

Sao Paulo (Brasil)

61

Santiago (Chile)

69

Montevidéu (Uruguai)

72

Rio de Janeiro (Brasil)

74

Bogotá (Colômbia)

75

Lima (Peru)

76

Quito (Equador)

80

Brasília (Brasil)

82

Fonte: The Global Talent Competitiveness Index 2018

Segundo ele, a maioria dos que buscam trabalho em Buenos Aires são argentinos. "Mas , nos últimos anos, temos visto profissionais da Venezuela, Colômbia e Equador", observa.

Entre as latino-americanas, aparecem atrás da capital argentina a Cidade do México, São Paulo, Santiago, Montevidéu, Rio de Janeiro, Bogotá, Lima, Quito e Brasília.

Como atrair talentos?

As líderes mundiais nesse ranking, segundo os especialistas, têm sistemas educacionais que se adaptam rapidamente à necessidade do mercado de trabalho. Também oferecem empregos mais flexíveis e legislação que facilita a criação de startups e de novos empreendimentos.

São lugares onde há ainda uma "sensação de cidade global", nas palavras dos autores do relatório. Essa é uma característica que também foi avaliada no estudo.

100127812mujercables-d8218c05c51a45608872c01f1d3af53a.jpg Jovens talentos procuram qualidade de vida e um bom trabalho, com perspectivas de crescimento profissional / Getty Images

Apesar de estarem atraindo talentos, essas cidades não são, necessariamente, paraísos.

Também enfrentam problemas relacionados à segregação racial, desigualdade e outros maus que podem ser identificados até mesmo num país onde a democracia é madura e o estágio de desenvolvimento elevado.

©
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo