Foco

Hospital de São Bernardo ficará pronto com um ano de atraso

O Hospital de Urgência de São Bernardo, que está sendo erguido no lugar do Pronto-Socorro Central, no Centro, deverá ser inaugurado com um ano de atraso em relação ao prazo estipulado inicialmente pela prefeitura.

Em visita às obras no fim do mês passado, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), afirmou que a previsão de entrega do complexo hospitalar é o fim de 2019. No entanto, quando a ordem de serviço para construção da unidade foi assinada, em dezembro de 2016, ainda na gestão municipal de Luiz Marinho (PT), a promessa era finalizar os trabalhos e iniciar o atendimento de pacientes em 24 meses – no fim deste ano.

O jogo de empurra entre o atual e o antigo prefeito não deixa claro de quem é a responsabilidade sobre o atraso.   “Este projeto tinha sido abandonado pela gestão anterior. Quando assumimos as obras, apenas 0,5% tinha sido realizado”, justifica Morando.

Recomendados

Por outro lado, Marinho rebate a acusação. “O nosso governo deu início à obra no começo de dezembro de 2016. Deixamos recurso do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) garantido para a obra e bastava ao atual prefeito continuá-la. Por decisão política, ele suspendeu a construção no início do seu mandato e mudou o projeto”, diz nota divulgada pela assessoria do petista.

A atual gestão alega que “deparou-se com graves problemas técnicos, como a revisão do projeto em função do posto de enchente, o traçado viário da rua Joaquim Nabucco e a aprovação dos projetos legais”, o que deixou a obra paralisada.

Equipamento deve ter 207 novos leitos

O Hospital de Urgência de São Bernardo, que  irá substituir o Pronto-Socorro Central, deve disponibilizar 207 novos leitos, segundo a prefeitura, o dobro do que é ofertado atualmente no local.

Até o momento, a administração municipal diz que foram gastos na construção R$ 27 milhões, dos R$ 107,5 milhões que estão previstos para a finalização do projeto, e que 30% da obra já foi concluída.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos