Foco

Chuva deixa mortos e provoca caos no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro está em estágio de crise após as forte chuvas que atingiram a cidade nas primeiras horas desta quinta-feira (15). O Corpo de Bombeiros já confirmou a morte de três pessoas: duas por conta dos deslizamentos de terra, em Quintino, e a outra vítima é um policial, que teve o carro atingido por uma árvore, no Méier.

Só a partir das 2h a tempestade começou a dar um trégua. Entre meia-noite e 1h, o volume de chuvas chegou a passar dos 100mm em algumas regiões, como Barra, Riocentro, Jacarepaguá e Cidade de Deus.

Vários ouvintes da BandNews FM relataram problemas no trânsito: muitas árvores caíram e ruas alagadas estão intransitáveis, entre elas trechos das Linhas Amarela e Vermelha.

Recomendados

Segundo ouvintes, alagamentos afetam ruas de vários bairros, como Cavalcanti, Jacarezinho, Praça da Bandeira, Centro e Maracanã.

As chuvas também interrompem o fornecimento de energia elétrica. Praticamente toda a zona norte e zona oeste ficaram no escuro.

Entre os bairros sem luz estão, segundo relatos de ouvintes: Ilha do Governador, Piedade, Bonsucesso, Ramos, Vila Isabel, Cordovil, Jacarepaguá, Marechal Hermes, Olaria, São Cristóvão e Magalhães Bastos.

No Complexo do Alemão, o rio Faria Timbó transbordou, invadindo várias casas da região.

As autoridades orientam a população para que só saiam de casa em caso de «extrema necessidade».

O sistema Alerta Rio também pede atenção para o risco de deslizamentos de terra.

Quem mora próximo a regiões de risco deve ficar atento às sirenes, que já foram acionadas em 76 comunidades para alertar os moradores de encostas.

Caso sejam identificadas rachaduras em estruturas, a orientação é deixar o imóvel imediatamente e acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos