Perdeu o celular no Carnaval? Entenda o que você pode fazer

Por Metro Jornal
Bruno Fortuna/Fotos Públicas
Perdeu o celular no Carnaval? Entenda o que você pode fazer

Seja por furto ou mesmo um mero descuido, perder o celular em lugares com muita gente é comum. Por isso, nos blocos de Carnaval, os cuidados com todos os seus pertences tem que ser redobrados para a folia não se transformar em uma dor de cabeça.

Primeiros passos

É importante ressaltar desde o começo que, em casos de assalto ou furto, não se deve ir atrás do celular sozinho. Fazer isso pode ser extremamente arriscado. A recomendação é informar a polícia de imediato, registrando um boletim de ocorrência e deixando que eles cuidem do caso. Assim, além da possibilidade de recuperar o aparelho em segurança, o caso fica registrado nas estatísticas – e ajuda muito a polícia a entender onde é necessário reforçar a segurança.

Outra dica é ir até a delegacia mais próxima e checar se as autoridades já conseguiram recuperar o telefone. É muito comum os policiais encontrarem centenas de celulares e procurarem pelos donos depois. No último sábado (10), por exemplo, a Polícia Civil apreendeu 300 celulares roubados em São Paulo.

Nesses casos, é importante também alterar todas as senhas de contas em redes sociais –
como Facebook e Instagram -, aplicativos de transporte – como Uber e 99 – e emails. Aplicativos de banco só funcionam com senha, colocadas a cada acesso.

Em casos mais simples, porém, existem meios de encontrar o celular por conta própria.

Encontrando o celular

O básico é: ligar para o próprio número. Não achando assim, o próximo passo é utilizar os facilitadores que a Apple e a Google oferecem.

Para celulares com sistema Android, a dica é digitar "onde está meu celular" no buscador do Google e ele mostrará no Mapas onde está o dispositivo. Contudo, para que dê certo, é necessário que você esteja com a sua conta do Gmail logada. Através desse gerenciador, é possível bloquear a tela do celular, apagar os dados remotamente e fazer ele tocar. Caso o celular esteja desconectado da internet, ele pode mostrar o último local detectado.

Já no caso de celulares com sistema iOS, a forma mais eficiente é através do aplicativo "Encontrar meu iPhone", disponível na App Store. Embora seja bem preciso, só funciona com o dispositivo conectado à internet. Também é possível fazer o celular tocar, enviar mensagens e apagar todo o conteúdo do aparelho.

E como previnir futuras perdas?

Primeiro de tudo: anote o número de série do seu aparelho. Para saber, basta olhar atrás do celular, onde fica a bateria, uma série de números que pode receber o nome de IMEI (Identidade Internacional de Aparelho Celular), MEID (Identificador de Aparelho Celular), ou ESN (Número Serial Eletrônico). Ou, mais fácil, digitar *#06#. Com o número em mãos, guarde-o em algum lugar seguro.

Deixar um número de contato de emergência na tela de bloqueio do celular também é uma boa. Isso facilita caso quem ache e queira te devolver entrar em contato.

Por último, mantenha um backup do conteúdo do seu celular,  caso não consiga recuperar o aparelho.

Loading...
Revisa el siguiente artículo