Posso beber e amamentar? Especialista dá dicas para as mamães curtirem o Carnaval com segurança

Por Metro Jornal
Mãe aparece bebendo uma garrafa de cerveja com um filho no colo - Reprodução/Redes sociais
Posso beber e amamentar? Especialista dá dicas para as mamães curtirem o Carnaval com segurança

Uma mulher bebendo uma cerveja no Carnaval. Até aí, tudo bem… Mas em seu colo está uma criança sendo amamentada. A imagem tomou conta das redes sociais nesta semana e gerou revolta entre os internautas. A questão que fica é: beber e amamentar de fato oferece riscos à saúde da criança ou as críticas à mãe são apenas reflexo de um pensamento conservador?

Para a ginecologista e obstetra Carla Iaconelli, o caso foi um descuido da mãe. "Não é aconselhável que ela consuma bebidas alcoólicas durante a gravidez ou em período de amamentação. É melhor dar prioridade a sucos naturais ou água para se manter hidratada."

Mas isso não quer dizer que as mamães não possam curtir o Carnaval. A especialista em medicina reprodutiva explica que se a mulher tem o aval de seu médico, que entendeu que ela está em boas condições de saúde, é possível cair na folia com segurança. "Mas não aconselho que uma gestante de mais de 36 semanas viaje para curtir o Carnaval em outra cidade", ressalta.

Entretanto, há uma alternativa para as mães que quiserem beber. "Tudo depende da quantidade. Se ela quiser, ela pode tirar o leite antes de tomar uma ou duas doses de vinho ou cerveja, tendo o cuidado de não amamentar nas próximas 3 a 6 horas."

Veja outras dicas da especialista:

– Evite lugares aglomerados. O calor e a multidão podem desencadear mal estar nas gestantes.

"Caso ela tenha alguma dor ou sangramento, é preciso que ela consiga sair rápido daquele lugar", alerta Carla.

– Utilize protetor solar e chapéu.

– Evite ficar próximo a pessoas que estejam fumando.

– Conforto é tudo! Prefira tênis e sapatilhas.

– Evite comer comida de rua. É melhor levar um lanchinho, uma fruta, um suco, um sanduíche feito em casa e se alimentar a cada três horas.

– Uma gestante e uma lactante vai estar com uma criança, então é bom que ela esteja acompanhada. A gestante é bom que esteja acompanhada.

Loading...
Revisa el siguiente artículo