As ciclovias da capital presentes em vias que estão sendo recapeadas pela Prefeitura de São Paulo estão ganhando um novo padrão de sinalização horizontal.
No lugar da pintura de fundo em vermelho, o espaço para as bicicletas está sendo sinalizado agora com duas faixas (branca e vermelha), mas mantendo a mesma cor do asfalto do restante da pista para os carros.
O modelo é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), “a instalação de novos elementos de sinalização, como os tachões e linhas de segregação, dificultam a invasão dos carros, trazendo maior segurança aos ciclistas”.
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Nos cruzamentos ou junto a travessia de pedestres, porém, o padrão “vermelho total” foi preservado para, segundo a CET, “manter a segurança nesses pontos de maios conflito”.
Idealizador do site Vá de Bike, o cicloativista Willian Cruz discorda que o novo padrão traga mais segurança. “A pintura em vermelho chama mais a atenção do motorista, estimula o respeito e deixa muito mais claro que aquele espaço da bicicleta é diferente das demais faixas.”
O novo padrão já está em endereços como as ruas Líbero Badaró (centro) e dos Pinheiros (zona oeste), e nas avenidas Engenheiro Caetano Álvares (zona norte) e Jabaquara (zona sul).