Foco

Motoristas de aplicativos andam com cópia de liminar no carro para não serem multados

Motoristas que trabalham para empresas de transporte por aplicativo estão circulando por São Paulo com cópias de liminares judiciais.

O objetivo é evitar uma eventual punição por parte dos agentes da prefeitura da capital.

A fiscalização começou nesta segunda-feira, mas o poder público não divulgou os locais onde as operações foram realizadas.

Recomendados

As liminares foram impressas por orientação das empresas de aplicativo, de acordo com motoristas ouvidos pela reportagem da Rádio Bandeirantes.

As regras da prefeitura foram anunciadas há seis meses e, desde o dia 10 de janeiro, estavam em vigor com caráter educativo.

Os motoristas devem fazer um curso de direção defensiva chamado Cadastro Municipal de Condutores de Veículos de Aplicativo.Todos devem estar com traje social, esporte-fino ou camisa polo.
Os veículos precisam estar identificados com a marca da empresa do aplicativo.Além disso, os antecedentes criminais também serão checados pelos funcionários da prefeitura.

Um ponto polêmico e bastante criticado pelos motoristas é a proibição de carros com placas de outras cidades pegarem passageiros na capital.Muitos preferiram não se arriscar nesta segunda-feira.

Por enquanto, apenas os motoristas estão sendo fiscalizados pelos funcionários da prefeitura. A vistoria das condições dos veículos começará no dia 28 de fevereiro.

Caso o motorista esteja irregular, haverá apreensão do veículo e a empresa de transporte por aplicativo será autuada por prestar serviço sem autorização.A multa mínima prevista na lei para as companhias é de dois mil e 500 reais.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da capital não divulgou um balanço do primeiro dia de fiscalização.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos