Zoológico de Guarulhos é fechado após macaco ser infectado por febre amarela

Por Estadão Conteúdo

A Prefeitura de Guarulhos anunciou nesta quarta-feira, 24, que o zoológico da cidade foi fechado após a confirmação de que um macaco que vivia no local estava infectado pela febre amarela

De acordo com a gestão municipal, o animal – um sagui – não morreu pela doença, mas, sim, em uma briga com outro primata. Após o óbito, no entanto, testes verificaram que ele portava o vírus. A espécie, no entanto, costuma ser resistente à doença e pode conviver com o patógeno sem desenvolver a febre amarela.

Segundo a prefeitura, nenhum outro macaco do zoológico foi infectado, o que sugere que não há circulação do vírus no local. Mesmo assim, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu fechar o espaço preventivamente, além de realizar outras ações, como "busca ativa de criadouros de mosquitos no entorno do zoológico, orientação à população quanto às medidas preventivas e vacinação dos moradores na área de abrangência local".

Para isso, a Prefeitura de Guarulhos diz ter solicitado ao governo do Estado doses extras para imunizar cerca de 25 mil habitantes da região próxima ao zoológico.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo