Foco

Campanha de vacinação contra febre amarela começa dia 26 em São Paulo

Pela segunda vez, a Secretaria de Estado da Saúde antecipou a campanha de vacinação contra febre amarela com doses fracionadas, desta vez para o dia 25. Mas, na cidade de São Paulo, devido ao feriado, a campanha começa no dia 26, sexta-feira.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, nesta campanha a vacinação será em 16 distritos das zonas sul e leste (veja no mapa). E nas áreas onde há campanha desde o ano passado –zona norte, extremo sul e distrito de Raposo Tavares (oeste), também passará a ser oferecida a dose fracionada.

A secretaria informou que “nos próximos meses” – sem precisar data – haverá ação para imunizar na região central, oeste e outras áreas da zona sul e leste.

Recomendados

Quem não mora perto das áreas que estão em campanha vai aos postos que oferecem a dose às pessoas que vão viajar para áreas de risco. A secretaria estadual orientou que os postos passem a pedir passagens ou outro documento que comprove a viagem para vacinar os interessados.

Mas o infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Artur Timerman, presidente da Sociedade Brasileira de Dengue/Arboviroses, lembra que o Estado de São Paulo todo foi colocado como área de risco de contágio de febre amarela nesta semana pela OMS (Organização Mundial da Saúde). “É necessário vacinar todos, sim”, afirmou.

Particular só em fevereiro

A ABCVAC (Associação Brasileira das Clínicas de Vacina) divulgou nota dizendo que as clínicas de vacinação particulares só terão o estoque de doses contra a febre amarela reposto no final de fevereiro. Praticamente todas estão com avisos no site ou no atendimento telefônico dizendo que não têm o medicamento disponível.  

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos