Foco

Dicas úteis para quem pensa em morar, trabalhar ou empreender em Portugal

Portugal está entre os países mais procurados por brasileiros que querem morar na Europa. A comunidade brasileira em Portugal já alcança quase meio milhão de pessoas, o que representa 25% dos imigrantes do país.

Se assim como muitos outros brasileiros você está pensando em mudar para terras lusitanas, aqui deixamos 5 dicas úteis para quem quer investir, estudar, trabalhar ou empreender em Portugal. Veja:

1. Conhecer qual a cidade de Portugal é a mais indicada para o que você deseja fazer. É sempre bom lembrar que os brasileiros podem ficar legalmente no país por até 90 dias, depois disso um visto de estadia temporária ou residência deve ser solicitado.

Recomendados

2. Prospecção do mercado e plano de negócio são indispensáveis se você deseja investir. Pesquise sobre a legislação portuguesa e seus regulamentos. A agência de Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e a APEX de Portugal têm informações sobre o mercado e setores de investimento mais importantes.

3. Informar-se sobre todos os procedimentos necessários para conseguir um Visto de Residência. Uma boa investigação dos aspectos legais, fiscais e financeiros é o primeiro passo para avaliar as possibilidades que o país oferece para você.

4. Se você tem a cidadania portuguesa (ou de outro país da União Europeia), não precisa de nenhum visto para morar na Europa. Se esse não for o caso, conseguir um visto para morar em Portugal também não é impossível.

Os tipos de visto mais comuns que você pode solicitar são:

  1. Visto de Estudo
  2. Visto de Trabalho
  3. Visto de Empreendedor
  4. Visto para Startup
  5. Visto de Rendas Próprias (aposentados, por exemplo)
  6. Golden Visa (compra de imóvel)

Para mais informações acesse o site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo.

5. Se o seu objetivo é encontrar empregos, o site Cultuga publicou alguns sites que reúnem vagas de emprego em Portugal. Confira:

Sapo Empregos

Empregos online

Expresso Emprego

Carga de Trabalhos

Alerta Emprego

Bolsa de Emprego Público

Algartempo

Ofertas de emprego

Net Empregos

Bons empregos

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos