Foco

Carnê do IPTU no ABC começa a vencer nesta sexta

Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Parte dos moradores do ABC, na Grande São Paulo, já recebeu o carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e precisa ficar atenta aos prazos. As prefeituras das três cidades enviaram neste ano 551,6 mil cobranças.

ANÚNCIO

Em São Bernardo, o primeiro lote vence nesta sexta-feira. De acordo com a prefeitura, a cidade é dividida em  regiões fiscais e cada uma tem prazo de vencimento diferente. A primeira é hoje e as seguintes se estendem até o próximo dia 22.

Quem opta por pagar à vista tem desconto de 5%. O reajuste neste ano seguiu apenas a reposição inflacionária, 2,77%. O índice utilizado é o IPCA-15 entre os meses de novembro de 2016 e 2017. A expectativa é arrecadar R$ 466 milhões com o imposto, 29% mais que no ano passado.

Recomendados

São Caetano

Os carnês de São Caetano vencem entre segunda e sexta-feira, dependendo do lote do contribuinte. Pagar à vista rende 6% de desconto. O tributo também terá apenas a reposição inflacionária, de 2,54% medidos pelo IPCA entre os meses de outubro de 2016 e 2017.

A novidade é que a prefeitura retirou a taxa do lixo do carnê do IPTU. O valor será cobrado nas contas de água, parcelado em 12 meses.

A prefeitura disponibilizou o telefone 0800 025 8836 para quem quer tirar dúvidas sobre a cobrança da taxa do lixo. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h45

Santo André

O IPTU de Santo André ainda é uma caixinha de surpresas para os moradores. A prefeitura da cidade será a última a distribuir os carnês, grande parte postada nesta semana, e já deu sinais de que muita gente pode se deparar com aumento.

Os imóveis passaram por revisão da PGV (Planta Genérica de Valores), que é a base de cálculo do imposto. De acordo com a prefeitura, havia distorções no IPTU, já que a PGV teve sua última revisão há 15 anos e muitos imóveis se valorizaram no período.

No fim do ano passado, os vereadores aprovaram proposta do Executivo para limite nos aumentos. Casas terão alta máxima de até 50%, apartamentos 60%, indústrias 70% e os terrenos 80%.

O IPTU de indústrias e dos terrenos vencem no próximo dia 23. Para residências e comércios, o prazo é dia 16 de fevereiro. Os aposentados terão o vencimento do imposto em 15 de fevereiro.

A cidade é a que oferece maior variedade de descontos. Todos os contribuintes sem dívidas com a prefeitura já receberam 5% de desconto. Pagamento à vista tem 10% e para quem parcela em duas vezes, o benefício é de 5%.

Especialistas recomendam pagar à vista o imposto

Para quem tem o dinheiro disponível, realizar o pagamento do IPTU em apenas uma parcela pode ser mais vantajoso.

Especialistas da SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)Brasil explicam que é preciso analisar se o desconto oferecido é maior do que o valor que esse dinheiro renderia caso estivesse em alguma aplicação financeira.

No caso do IPTU, que em média pode ser parcelado de nove a 12 meses, o pagamento à vista será vantajoso se o desconto for superior a 1,5%, considerando uma aplicação alternativa que renda 0,4% ao mês, como é o exemplo da poupança, que não cobra taxas de resgate. No ABC, todas as prefeituras oferecem descontos maiores que 1,5%.

A associação de defesa do consumidor Proteste alerta, porém, que o contribuinte não deve se endividar para pagar o imposto. O parcelamento oferecido pelas prefeituras é mais vantajoso  do que buscar crédito nos bancos.  

Tags

Últimas Notícias