Estado de SP terá vacinação em massa contra febre amarela

Por Metro Jornal

O governo do Estado de São Paulo deve iniciar no mês que vem a expansão da vacinação contra a febre amarela para imunizar toda a população paulista. Os detalhes deverão ser definidos nesta terça-feira (9).

A ampliação foi determinada no fim de semana após o registro das primeiras três mortes na região metropolitana de São Paulo pelo tipo silvestre da doença (transmitida por mosquito que vive em matas e beiras de rio).

As vítimas passaram por Mairiporã – cidade a 39 km da capital, em área verde e que já teve 95 macacos mortos com a doença.

“Pretendemos vacinar toda a população do Estado de São Paulo. Primeiro com doses plenas, nas regiões de risco [próximo de matas], e depois com doses fracionadas [nas demais áreas], preventivamente”, afirmou o secretário estadual da Saúde, David Uip, à Rádio Bandeirantes.

Segundo Uip, a dose plena imuniza por toda a vida, e a  fracionada, feita a partir da diluição da vacina plena (para render mais), protege por nove anos. É esta variação que deve ser oferecida na maior parte da capital, que está em área considerada menos vulnerável. Só regiões próximas de mata são ditas de risco.

Uip disse que a vacina fracionada “é útil e protetora” e o seu uso nas áreas de menor risco já estava previsto – só não está definido quando a etapa terá início.

Desde janeiro do ano passado, 29 pessoas contrairam febre amarela no Estado e 13 morreram. “A preocupação é natural. O alerta é devido. O pânico não é necessário”, disse Uip.

Na capital

Uma engenheira de 27 anos, que passou por Mairiporã, foi diagnosticada com a doença e teve o fígado transplantado.

A vacinação em áreas de risco foi iniciada pela prefeitura em outubro, na zona norte, onde macacos foram encontrados mortos em parques. A campanha foi levada em dezembro para bairros das zonas sul e oeste. A meta é imunizar 2,9 milhões de pessoas. Ao todo, 63 macacos morreram por febre amarela na capital.  

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo