Foco

IPTU começa a ser cobrado na semana que vem

As notificações do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) começam a chegar na semana que vem às casas dos contribuintes. No dia 16, os isentos começam a receber os documentos. A partir do dia 18, inicia a entrega no endereço de quem terá imposto a recolher.

A primeira parcela ou prestação única começa a vencer em fevereiro. A data de pagamento é a que foi escolhida pelos contribuintes que atualizaram seus cadastros até o dia 31 de outubro do ano passado. Para quem não se cadastrou, o vencimento será dia 9 ou 14. Quem optou pelos dias 29 ou 30 terá a primeira parcela vencendo dia 28 de fevereiro, e as demais, na data que escolheu.

Se você não receber semana que vem, não há por ora motivo para preocupação: o prazo normal para recebimento das notificações pelos Correios é de até cinco dias úteis antes da data de vencimento.

Recomendados

Leia mais:
IPVA e IPTU: veja se é melhor pagar à vista ou parcelar

Neste ano, a prefeitura vai enviar os documentos para pagar o imposto em duas levas (veja quadro). Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, o objetivo é coibir fraudes e economizar recursos com papel e despesas de envio.

O valor a pagar foi atualizado apenas pela inflação neste ano. Mas cerca de 30% dos contribuintes terão um aumento maior porque ainda são impactados por repasses referentes à revisão da planta genérica feita em 2013, cujo valor foi dividido.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos