Foco

Asteroide ‘caveira’ se aproximará da Terra esse ano

O asteroide 2015 TB145, de aproximadamente 700 metros, gira a uma velocidade periódica de três horas e, dada a sua aparência sob certas condições de iluminação, foi batizado como asteroide «caveira» ou Halloween.

Segundo a Folha de São Paulo, em novembro de 2018 o asteroide poderá ser observado mais uma vez pelos especialistas, passando a uma distancia 150 vezes maior que a da Terra à Lua.  Em 2088 o fenômeno voltará a acontecer e passará a uma distancia equivalente a 130 vezes menor que a desse ano.

Histórico

Recomendados

A descoberta do asteroide ocorreu no dia 10 de outubro de 2015, quando o telescópio havaiano Pan-STARRS o detectou. Desde então, a NASA tem se dedicado ao estudo da rocha espacial.

As primeiras imagens reais do asteroide foram geradas a partir de informações fornecidas por um observatório em Porto Rico e os resultados finais foram publicados na revista Astronomy & Astrophysics.

De acordo com os especialistas, o asteroide “caveira” pode ser um cometa extinto, isto é, sem compostos voláteis, após dar várias voltas ao redor do Sol.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos