Foco

IPVA e IPTU: veja se é melhor pagar à vista ou parcelar

Pexels.com

Fazer um planejamento para pagar as dívidas do começo do ano, como o IPVA e IPTU, pode ajudar a manter a  vida financeira organizada. Mas mesmo que esses gastos já sejam esperados, há quem fique em dúvida sobre o que é mais vantajoso: pagar à vista ou parcelar.

ANÚNCIO

Nem sempre quitar esses débitos de uma vez pode ser a melhor alternativa. Tudo vai depender se a pessoa se preparou, se há dinheiro extra e até se outras dívidas não merecem prioridade, explica Edward Cláudio Jr., especialista da DSOP, organização dedicada à disseminação da educação financeira.

LEIA MAIS:
Veja como consultar e pagar o IPVA 2018 pela internet
IPVA: Cobrança não chegará mais pelos correios em SP
Dono de carro de luxo irá pagar o maior IPVA de São PaulO; confira

Recomendados

«A pessoa que não fez nenhuma reserva financeira vai ter que olhar para o próprio orçamento e ver se é possível pagar à vista sem comprometer outras contas», explica o educador. «Por isso, antes de decidir a forma de pagamento, é importante avaliar a própria conta bancária».

Segundo ele, no caso do IPTU é preciso ficar atento à data de vencimento da primeira parcela. «Se já há dinheiro para isso, o melhor é pagar à vista e aproveitar o desconto», orienta.

Para quem não se planejou, está sem dinheiro ou vai pagar multas, a dica é se atualizar do valor real da dívida para procurar a melhor solução. «Falar com a família para ver quais gastos podem ser reduzidos também pode ser uma forma de lidar com esse momento», afirma Edward.

O especialista também chama atenção para a importância do planejamento para quem não quer passar por apuros financeiros a cada ano. «Quem já tem uma educação financeira mais apurada pode dividir o valor do IPVA e do IPTU ao longo do mês, em uma aplicação. Assim, quando chegar o começo do ano, a pessoa já tem esse valor reservado».

Outra dica do educador financeiro é usar uma parte do 13º salário para pagar esse tipo de despesas e começar o ano com a conta no azul.

 

 

Tags

Últimas Notícias