Foco

Veja o que abre e fecha durante as festas de Ano Novo em São Paulo

Se você pretende ficar em São Paulo na primeira semana de janeiro, até o dia 7, é importante ficar ligado nos horários de funcionamento diferenciados dos serviços oferecidos na Capital. Os hospitais, prontos-socorros e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), por exemplo, funcionarão o dia todo, ininterruptamente.

Os parques administrados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente terão horários diferenciados de funcionamento. Os 13 parques municipais que tiveram a visitação suspensa por tempo indeterminado por precaução, após primatas apresentarem o vírus da febre amarela, permanecerão fechados.

Veja abaixo mais informações sobre os serviços municipais. Mais informações no site da prefeitura:

Recomendados

TRÂNSITO

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implanta a Operação Estrada até 2 de janeiro de 2018. O objetivo da operação é garantir a segurança, a fluidez do tráfego e a mobilidade dos motoristas e pedestres, em razão do aumento no fluxo de veículos, especialmente nos acessos às rodovias. A previsão é que deixem a Capital em direção ao Litoral e ao Interior do Estado, cerca de 1,7 milhão de veículos no Ano Novo. Veja mais informações.

ZONA AZUL

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro está suspensa a fiscalização de estacionamento rotativo Zona Azul nos bolsões internos e vias no entorno do Parque Ibirapuera. Nos demais locais da cidade, vale a sinalização de regulamentação vigente, de acordo com as placas indicativas.

RODÍZIO MUNICIPAL

O rodízio municipal está suspenso para veículos de passeio até o dia 12 de janeiro. Nesse período, continuam valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

O rodízio municipal para veículos será retomado na segunda-feira, dia 15 de janeiro de 2018. A volta da restrição é necessária em razão do aumento do fluxo de veículos na cidade e término das férias escolares.

FAIXAS REVERSÍVEIS

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) irá suspender a montagem das faixas reversíveis na cidade de São Paulo no período entre o Natal e o mês de janeiro de 2018. A medida será adotada por conta do baixo fluxo de veículos na malha viária municipal nesse período.

A reativação das faixas ocorrerá gradativamente, por trechos e horários, de acordo com o aumento do fluxo de veículos nos horários de pico. Acompanhe o período de cada uma.

Caso necessário, a montagem será retomada imediatamente, pois o material estará disponível nas viaturas em rotas nas vias.

Devido ao grande fluxo de transporte coletivo, permanecerão ativadas:
• Estrada do M’ Boi Mirim/Avenida Guarapiranga (no sentido centro/período da manhã);
• Avenida Guarapiranga (sentido bairro/período da tarde);
• Estrada de Itapecerica (sentido centro/período da manhã).

RUAS ABERTAS

Por conta da corrida de São Silvestre e dos preparativos para o Réveillon, a Avenida Paulista estará interditada no dia 31 de dezembro. O programa Ruas Abertas retornará no dia 1º de janeiro, em horário normal, das 10h às 18h.

CICLOFAIXA

A Ciclofaixa de Lazer não estará disponível nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

MERCADOS E SACOLÕES

Os mercados e sacolões da cidade de São Paulo terão horário de atendimento alterado nos períodos de Ano Novo.  Confira os endereços das unidadesAs feiras livres funcionam normalmente.

  1. Mercadão (Centro):
    31 de dezembro: Atendimento das 6h às 16h
    1º e 2 de janeiro: Fechado.
  2. Mercado Municipal de Pinheiros:
    31 de dezembro: Atendimento das 8h às 15h
    1º de janeiro: Fechado
  3. Mercado Municipal da Lapa:
    31 de dezembro: Atendimento das 8h às 14h
    1º e 2 de janeiro: Fechado
  4. Mercado Municipal de São Miguel Paulista
    31 de dezembro: Atendimento das 8h às 15h
    1º, 2 e 3 de janeiro: Fechado

SAÚDE

No dia de Ano Novo, 1º de janeiro, hospitais, prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e AMAs 24 horas funcionarão ininterruptamente.

As AMAs 12 horas funcionarão normalmente no dia 1º de janeiro, assim como as AMAs/UBS Integradas, que atendem das 7h às 19h. Já as AMAs Especialidades, UBS Integrais e unidades da Rede Hora Certa fecham no dia 1º, do mesmo modo que os Ambulatórios de Especialidades e UBS.

SPTRANS

Os postos de venda e atendimento da SPTrans nos terminais de ônibus e também no Expresso Tiradentes irão funcionar normalmente. Já os demais postos de venda e atendimento, incluindo o Posto Central (na Rua XV de Novembro, 268), e os postos de atendimento a idosos e deficientes estarão fechados no dia 1º de janeiro.

Confira o funcionamento dos postos da SPTrans durante o feriado prolongado.

Dia  1º de janeiro (segunda-feira) – Ano Novo

  1. Postos de venda e atendimento em Terminais e Expresso Tiradentes – Funcionamento Normal
  2. Postos e lojas de Venda e Atendimento – Fechado
  3. Posto de Atendimento da rua XV de Novembro e Boa Vista – Fechado
  4. Postos de Atendimento a Idosos e Deficientes – Fechado – Inclusive Central da Rua Boa Vista, Terminais Sto. Amaro e Pirituba

TRABALHO – CATes

As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), funcionarão normalmente, das 8h às 17h, exceto no dia 1º de janeiro de 2018, quando as unidades estarão fechadas devido aos feriados de Ano Novo.

As oficinas de capacitação e orientação a trabalhadores que estão em busca de emprego serão retomadas em janeiro de 2018.

Confira abaixo os endereços das unidades do CATe na cidade de São Paulo

ECOPONTOS

As unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Consulte as regras e endereços.

EDUCAÇÃO

As Unidades Educacionais e os CEUs (Centros Educacionais Unificados) fecham durante o feriado de Ano Novo (31 de dezembro de  1º de janeiro). Consulte os endereços e a programação de cada CEU. 

ESPORTE

No dia 31 de dezembro (domingo), os equipamentos esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer funcionarão até as 14h. Já no dia 1º de janeiro (segunda-feira), os clubes fecham.

Os serviços de Vigilância, Limpeza Predial, Monitoramento Aquático com tratamento de Piscinas e Manutenção de Áreas Verdes terão expediente normal, de acordo com contrato em todo o período de recesso.

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

As duas unidades do Hospital Veterinário das zonas Norte e Leste não funcionarão nos dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Confira os endereços.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

  1. Os serviços de emergência e acolhida funcionam 24 horas, ininterruptamente:
  2. Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs) – aberto 24 horas
  3. Centros de Acolhida (incluindo Atendes e CTAs) – Abertos
  4. Central para Coordenadoria de Atendimento (CAPE) 156 – Funciona 24 horas
  5. Núcleos de Convivência para Adultos em Situação de Rua – Abertos

Estarão fechados nos dia 1º de janeiro:

  1. Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
  2. Supervisões de Assistência Social (SAS)
  3. Centros POP
  4. Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos