Foco

Corte decreta prisão de ‘contador de Auschwitz’ aos 96 anos

A corte constitucional da Alemanha decidiu que Oskar Groening, conhecido como «contador de Auschwitz», deve ser preso devido à sua participação nos assassinatos em massa cometidos no campo de extermínio nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Groening, que era encarregado de contar o dinheiro apreendido das vítimas de Auschwitz, tem 96 anos, e foi condenado a quatro anos de prisão em 2015, mas discussões a respeito de sua saúde e idade adiaram o início do cumprimento de sua pena.

Nesta sexta-feira (29), o tribunal rejeitou o recurso apresentado pelos advogados de defesa do contador, no qual dizia que a prisão dele em uma idade tão avançada violaria seu direito à vida. «O requerente foi considerado culpado de ser cúmplice de assassinato em 300 mil casos relacionados, o que significa que existe uma importância especial de se cumprir a sentença que o Estado exigiu», escreveram os juízes, mantendo a decisão da corte regional de Celle.

Segundo um porta-voz do Ministério Público de Hannover, a prisão de Groening «deve ocorrer em breve». Ao todo, cerca de 6 milhões de judeus foram assassinados durante o Holocausto, sob o comando de Adolf Hitler.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos