Foco

Alckmin fala sobre críticas por não ser carismático: ‘Brasil não precisa de showman’

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), rebateu nesta quarta-feira, 27, em entrevista à Radio Jovem Pan, críticas de que não seria «carismático», o que dificultaria sua candidatura à Presidência da República em 2018. «O Brasil não precisa de showman. Quem quiser showman vai no show do Tom Cavalcanti, que é um gênio do humorismo. O Brasil precisa de governo, que seja eficiente, que reduza o tamanho do Estado, que faça inclusão, que tenha competitividade, reformas, uma agenda modernizante», disse.

Alckmin atacou ainda o que chamou de «discurseira». «Não sou da ribalta. Acho que essa coisa da discurseira, da ribalta, é coisa meio atrasada. Nós precisamos de resultado, de eficiência, de trabalho, falar a verdade para as pessoas. Não tem mágica, é ser transparente.»

Alckmin já anunciou sua intenção de disputar novamente o Palácio do Planalto – ele foi candidato em 2006, quando foi derrotado no segundo turno pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Internamente, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, também postula a indicação como presidenciável do PSDB em 2018.

Recomendados

Para o governador, a eventual realização de prévias no partido para definir os candidatos que concorrerão aos cargos majoritários deveria ocorrer antes de março do ano que vem. Esse é o prazo final da janela partidária, quando políticos podem mudar de legenda para concorrer.

Sobre o apoio ao vice-governador Marcio França (PSB) em uma eventual candidatura ao governo do Estado, ao mesmo tempo em que o PSDB também deve lançar um candidato próprio, Alckmin avaliou que o ideal seria que a coligação entre os dois partidos se mantivesse, mas, caso não seja possível, disse que a aliança pode ser retomada em um eventual segundo turno.

«É legitimo, é natural. Qualidades não lhe faltam. Mário Covas dizia que ele (França) foi um dos melhores prefeitos de São Vicente. O ideal é que estejamos juntos e tem tempo para isso», afirmou. «Ideal é que mantivéssemos coligação, (mas) se não tivermos, para isso temos segundo turno.»

Para Alckmin, a questão de uma eventual saída de João Doria (PSDB) da Prefeitura é de «foro íntimo». «De um lado é cedo você deixar a Prefeitura, no segundo mandato é mais natural do que no primeiro. Agora, de repente, a população pode entender que é uma alternativa para o governo do Estado. Doria é muito trabalhador, inteligente, preparado. Acho que ele vai tomar essa decisão mais próximo do tempo que é a primeira semana de abril.»

Lava Jato

Ao falar sobre a influência da Lava Jato nas eleições do próximo ano, Alckmin afirmou que a operação mudou o Brasil e que o saldo é positivo, por causa do fortalecimento das instituições. Para ele, «ninguém vai segurar» a operação.

Alckmin foi citado na delação da Odebrecht e a Procuradoria-Geral da República pediu a abertura de inquérito contra o governador no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O procedimento está sob segredo de Justiça. O governador nega qualquer irregularidades.

O tucano também voltou a dizer que o governo é vítima no caso do cartel no setor metroviário em São Paulo. «Se tiver algum agente público envolvido ele será punido.»

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos