Nova passarela de Congonhas abre para o público

Por André Vieira - Metro Jornal São Paulo

A nova passarela que dá acesso ao aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, teve a sua estrutura definitiva reaberta ao público nesta terça-feira (26). A passagem elevada estava interditada desde outubro de 2015 e funcionando em instalações provisórias.

Apesar de reaberta, a passarela não foi oficialmente inaugurada. A entrega do complexo, que também vai ganhar uma praça, estava prevista para ocorrer até o fim deste ano, mas agora ficará para a segunda quinzena do mês que vem, segundo a Prefeitura de São Paulo, que não justificou o adiamento.

Até lá, a instalação provisória, utilizada por cerca de 3 mil pessoas diariamente, será desmontada.

A reconstrução da passarela – oficialmente chamada de Comandante Rolim Amaro e que cruza a avenida Washington Luís – foi iniciada em junho. Orçada em R$ 6,7 milhões, a obra foi bancada por nove entidades, sem custo para a prefeitura.

Entre os responsáveis pelo projeto está o arquiteto Marco Artigas, neto de Vilanova Artigas, um dos mais importantes arquitetos brasileiros e que concebeu a passarela original, aberta em 1974.

A nova passagem manteve a escadaria central, em formato circular e de concreto, que foi restaurada. O acesso pelas laterais se dará por elevadores, uma novidade. A passarela também terá rampas de acessibilidade nas calçadas, o que não havia antes.

A nova praça vai ocupar área de 262 metros quadrados com bancos, banheiro e espaço para food trucks – tudo monitorado por 12 câmeras.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo