Foco

Primavera termina com cara de verão em São Paulo

Tempestade fez rio transbordar na zona leste e árvore caiu em cima de três carros na zona oeste, mas ninguém se feriu. Para hoje, previsão é de mais precipitação

A primavera terminou na quarta-feira com um dia típico de verão: calor, tempo abafado e tempestade no final da tarde que provocou quedas de árvores, alagamentos e até o transbordamento de um rio na zona leste.

Para hoje, primeiro dia da nova estação, a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de temperaturas entre 20ºC e 29ºC e com chuvas ao longo do dia, especialmente à tarde. Ontem, os termômetros foram de 20,8ºC a 30,2ºC.

Com uma tarde quente e abafada, as nuvens foram aumentando e às 16h as zonas sul e oeste estavam em estado de atenção para alagamentos. Logo depois, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) foi divulgando sucessivamente  que a zona leste, depois a norte, a sudeste  e  o centro estavam sob chuva intensa. O rio Verde, em Itaquera, transbordou às 18h50. Na média, foram 16 mm de chuva ontem na cidade.

Recomendados

Os bombeiros atenderam dez ocorrências com queda de árvore. Uma delas caiu sobre três veículos no Jardim São Jorge (zona oeste). Felizmente, ninguém se feriu.

Estação não será tão quente, mas vai ter chuvas longas

O verão, que tem início nesta quinta-feira às 14h28, não deve ser dos  mais quentes para os paulistanos.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a média das temperaturas máximas deve ficar entre 27ºC e 28ºC e, das mínimas, entre 18ºC e 19ºC, nos três primeiros meses do ano.

Devido à fraca atuação do fenômeno La Niña, que altera as condições climáticas no país, a região Sudeste deve ter bastante chuva apenas em janeiro, e índices dentro da média nos meses de fevereiro e março.

Porém, há um diferencial: as chuvas deste verão tendem a ser contínuas, durando até quatro ou cinco dias, o que alerta para a possibilidade de enchentes.

Na capital, espera-se que o total mensal de chuvas fique entre 173 mm e 249 mm.  

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos