O que deve mudar no transporte público de São Paulo nos próximos anos?

Por Metro Jornal

A Prefeitura de São Paulo disponibilizou nesta quinta-feira (21) o edital da licitação do sistema de transporte coletivo municipal. Por meio de consulta pública, a população poderá opinar e sugerir mudanças no documento.

Entre as propostas do edital estão a expansão do trajeto dos ônibus na Capital, o aumento da frota de veículos e a instalação de câmeras de segurança, entre outras medidas que deverão ser adotadas pela empresa que vencer o processo de licitação. Porém, o que você que utiliza o transporte público da cidade pode esperar para o futuro?

Expansão do trajeto

A Secretaria Municipal de Transportes prevê ônibus operando em 5,1 mil quilômetros de vias, contra os quase 4,7 mil quilômetros cobertos atualmente. Isso significa que você terá de caminhar menos para chegar a seus pontos de parada e também representa uma diminuição do tempo médio das viagens e das sobreposições de itinerários, aumentando a eficiência do serviço. Quando deverá ser colocada em prática? Gradativamente, ao longo dos três anos seguintes à assinatura do contrato.

Mais assentos

O texto prevê que serão disponibilizados mais ônibus do modelo articulado — aquele sanfonado, sabe? —,  com 23 metros de extensão. Isso, na prática, representaria um aumento da capacidade de transporte de passageiros em mais de 100 mil lugares, de acordo com a prefeitura.

Modernização

Os ônibus deverão contar com ar-condicionado, rede wi-fi, tomadas USB e câmeras de segurança. Também é esperado que os veículos do modelo articulado tenham suportes internos para bicicletas, para quem utiliza mais de um meio de transporte.

Ampliação do Atende

Todos os ônibus terão de ser acessíveis. A proposta também prevê a ampliação da frota do serviço Atende, destinado a pessoas com deficiência motora severa, das atuais 428 para 500 vans.

Redução de poluentes

O edital também estipula a adoção gradativa de combustíveis menos poluentes, em conformidade com a nova legislação.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo