Retrospectiva 2017: 9 aplicativos brasileiros para sobreviver em São Paulo

Por Metro Jornal
Atsushi Tomura/Getty Images
Retrospectiva 2017: 9 aplicativos brasileiros para sobreviver em São Paulo

Tem um problema? A solução pode estar apenas um clique. Seja para pedir um automóvel, pedir socorro ou mesmo solicitar ações de zeladoria no seu bairro, o fato é que os aplicativos vieram para ficar e serem verdadeiros atalhos nas nossas vidas.

O Metro Jornal selecionou nove aplicativos brasileiros gratuitos e lançados neste ano que prometer ajudar (e muito!) o dia a dia de quem vive em São Paulo. Confira:

1. Minhas Vacinas (baixe aqui: iOS e Android)

Minhas Vacinas

 

Todo mundo sabe que cuidar da saúde é essencial para levar uma vida saudável. Mas também é preciso admitir que não é lá muito fácil manter a cartelinha das vacinas em dia ou lembrar de quando será preciso tomar a próxima dose.

Por isso, a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) lançou, com apoio da Pfizer, o aplicativo. Ele funciona como uma carteira de vacinação digital, com informações sobre a disponibilidade dos medicamentos na rede pública e particular de Saúde e calendários com alertas para não te deixar esquecer de se imunizar.

2. Sine Fácil (baixe aqui: Android)

SINE Fácil

Encontrar emprego definitivamente não é uma tarefa fácil. Porém, com o aplicativo, os candidatos podem buscar vagas disponíveis no Sine (Sistema Nacional de Emprego) com seus dispositivos móveis e acompanhar os pagamentos do seguro-desemprego, acessar informações sobre o abono salarial, entre outras coisas.

3. Metrô Conecta (baixe aqui: iOS e Android)

Metrô Conecta

Está com problemas no Metrô e não sabe a quem recorrer? Com o app, você pode enviar fotos e textos e comunicar diretamente ao CCO (Centro de Controle Operacional) da companhia falhas operacionais e crimes durante as viagens.

4. Lady Driver (baixe aqui: iOS e Android)

Lady Driver

O aplicativo de caronas foi lançado em março deste ano e já conta com mais 50 mil downloads. O funcionamento é igual ao de apps de transporte, mas o grande diferencial está no fato da ferramenta oferecer o serviço apenas com motoristas mulheres e para passageiras mulheres.

5. Malalai (baixe aqui: Android)

Malalai

Preocupada com a segurança no seu trajeto? Este app pode ajudar! Criado pela arquiteta mineira Priscila Gama, o aplicativo oferece informações que ajudam na escolha da melhor rota, além de permitir que amigos ou parentes monitorem o trajeto e sejam acionados em caso de emergência.

A ferramenta mostra um mapa onde é possível consultar informações como iluminação da via, movimentação, existência de ponto comercial aberto, presença de porteiros ou de segurança privada, presença de posto policial e ocorrência anterior de assédio.

6. Agenda Fácil (baixe aqui: Android)

Agenda Fácil

Com o aplicativo, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, os usuários de UBS (Unidades Básicas de Saúde) podem agendar, confirmar ou cancelar consultas pelo celular. Também é possível acompanhar procedimentos agendados, pré-agendados ou em fila de espera. Para começar a usar, basta retirar um código em alguma UBS.

7. E-título (baixe aqui: iOS e Android)

E-título

Graças ao aplicativo desenvolvido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), votar ficou mais simples. O e-título traz todas as informações que constam no papel. Para os eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico, bastará apenas o celular para votar.

8. SOS Chuva (baixe aqui: iOS e Android)

SOS Chuva

Para ajudar a fugir da chuva, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) desenvolveu o aplicativo SOS Chuva, que mostra em tempo real onde está chovendo e com qual intensidade. Além disso, é possível ver para onde a chuva irá se deslocar nos próximos 20 minutos.

9. Prato Aberto (acesse aqui)

Prato aberto aplicativo Aplicativo pode ser acessado em computadores e dispositivos móveis / Reprodução

Agora, está mais fácil para as famílias fiscalizarem o que está sendo servido nas escolas municipais de São Paulo. Os cardápios podem ser exibidos por dia e por instituição de ensino e também possibilita uma avaliação da qualidade das refeições.

Loading...
Revisa el siguiente artículo