Foco

Ventos impulsionam o terceiro maior incêndio da Califórnia

Fortes ventos que alimentam o terceiro maior incêndio florestal na história do Estado norte-americano da Califórnia devem intensificar ainda mais o fogo neste domingo (17), que já queimou mais de 100 mil hectares.

Quase 8.500 bombeiros estão lutando contra o chamado Incêndio Thomas no sul da Califórnia, que começou em 4 de dezembro e destruiu mais de mil estruturas e ameaça outras 18 mil, incluindo casas na rica cidade de Montecito, perto da cidade costeira de Santa Barbara.

Leia mais:
Paris Hilton é resgatada por bombeiros após incêndio na Califórnia
Desesperado, homem se arrisca para salvar coelho de incêndio na Califórnia; veja o vídeo

Recomendados

Embora os ventos devem diminuir no domingo perto de Santa Barbara, a velocidade dos ventos nordeste deve aumentar para 88 quilômetros por hora em partes dos condados de Ventura e Santa Barbara, de acordo com previsões do Serviço Climático Nacional dos Estados Unidos.

O incêndio, que está concentrado a menos de 160 quilômetros a nordeste do centro de Los Angeles, forçou retiradas que transformaram bairros em cidades fantasmas e encheu o ar com fumaça.

Agora, 40 por cento do incêndio está contido, apesar dos ventos quentes de Santa Ana que alimentaram sua expansão às vezes enviando brasas muito à frente de seu flanco principal.

Bombeiros estão utilizando mais de 970 máquinas contra o fogo e 34 helicópteros para combater o incêndio.

“É um monstro”, disse o chefe da Divisão de Bombeiros do condado de Santa Bárbara, Martin Johnson, em uma coletiva de imprensa no sábado. “Mas nós vamos matá-lo.”

Cinco dos 20 incêndios mais destrutivos registrados na história dos EUA assolaram o Estado em 2017, de acordo com o Cal Fire, o Departamento de Silvicultura e Proteção ao Fogo da Califórnia.

O incêndio Thomas, o sétimo mais destrutivo na história do Estado, forçou muitas escolas a fechar por dias, fechou estradas e expulsou centenas de milhares de suas casas. Também foi responsável pela má qualidade do ar em todo o sul da Califórnia.

No sábado, ordens de retirada foram emitidas para partes do Condado de Santa Bárbara, conforme os ventos fortes moviam o fogo através do terreno seco.

Em Montecito no sábado, a fumaça que ondulava de canyons próximos e era empurrada pelos ventos fortes sufocava o ar, impedia que aeronaves soltassem materiais para retardar as chamas , disse o Escritório de Serviços de Emergência do Governador. Uma ordem de retirada para a cidade de Ventura foi cancelada no sábado de manhã.

O engenheiro do Cal Fire, Cory Iverson, de 32 anos, morreu na quinta-feira enquanto lutava contra as chamas perto da comunidade de Fillmore, no condado de Ventura. Sua morte foi a primeira causada pelo incêndio e foi decorrente de inalação de fumaça e queimaduras.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos