Foco

Forte terremoto atinge ilha de Java, na Indonésia, e deixa mortos

Um terremoto de magnitude 6.5 atingiu a ilha de Java, na Indonésia, pouco antes da meia noite de sexta-feira (15), e resultou segundo autoridades em três mortes e danos a centenas de edifícios.

O Serviço Geológico dos EUA afirmou que o epicentro do terremoto foi localizado a uma profundidade de 92 quilômetros e a cerca de 52 quilômetros a sudoeste de Tasikmalaya.

Leia mais:
Terremoto Lento: o estranho fenômeno que ocorreu em Valparaíso, Chile
Jornalista brasileira que mora há 30 anos em LA conta como é viver em alerta constante de incêndios e terremotos

Recomendados

A agência de gerenciamento de desastres naturais da Indonésia afirmou que o terremoto ativou sistemas de alerta de tsunami no sul de Java, levando milhares a evacuarem algumas áreas costeiras, mas nenhum tsunami foi detectado. Tremores foram sentidos no centro e oeste de Java.

Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência de desastres, afirmou em coletiva de imprensa neste sábado que três pessoas haviam sido mortas, sete feridas e centenas de edifícios danificados, incluindo escolas, hospitais e prédios de governo no oeste e centro de Java.

Dezenas de pacientes tiveram que ser ajudados para saírem de um hospital em Banyumas e receberam abrigo em barracas, disse ele.

A agência de meteorologia e geofísica da Indonésia afirmou que um terremoto de magnitude 5.7 também afetou mais cedo o sul do oeste de Java neste sábado. Ela afirmou que o terremoto não tinha potencial de tsunami.

Java, ilha mais densamente povoada da Indonésia, é casa de mais de metade de suas 250 milhões de pessoas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos