Foco

Cidades do ABC vão mal em ranking ambiental

Apesar de leve melhora em São Bernardo e São Caetano, municípios estão bem longe dos que foram bem avaliados

Foto: André Porto / Metro Jornal

A gestão ambiental das cidades do ABC não vai bem. É o que aponta o programa Município VerdeAzul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que produz ranking das cidades com as melhores práticas no setor. Dos 600 municípios paulistas que participam da ação, a melhor colocada da região é Santo André, que figura apenas na 369ª posição e teve queda significativa de 2016 para 2017.

ANÚNCIO

Outro forma de comparação para o mau desempenho regional é a pontuação, que varia de 0 a 100. A cidade melhor colocada no estudo é Novo Horizonte, da região  norte do Estado, que obteve 97,45. Já os representantes do ABC ficaram bem abaixo da nota 20 (veja ao lado).

O programa avalia dez diretrizes consideradas estratégicas pela secretaria estadual, como esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. A avaliação dos municípios participantes é feita com base em informações passadas pelas próprias prefeituras.

Recomendados

Para melhorar o desempenho, a Prefeitura de São Bernardo informou que vem trabalhando no combate à construção de moradias irregulares por toda a região do pós-balsa com a restrição de comercialização de materiais de construção na área, alinhando a ação com a fiscalização do Ministério Público.

O município também diz que tem capacitado professores e alunos da rede municipal sobre conservação ambiental e realizado plantio de árvores nativas da Mata Atlântica em áreas públicas.

Santo André diz que criou neste ano a Secretaria do Meio Ambiente, fez a estruturação do plano de indicadores ambientais, plantou  2,5 mil mudas no Parque Central e implementou a Reserva Particular de Patrimônio Natural em Paranapiacaba. A Prefeitura alega que também criou o Moeda Verde, ação que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrúti frescos.

São Caetano não se pronunciou. 

 

  

Tags

Últimas Notícias