Foco

MP tenta ‘sufocar economicamente’ o crime organizado, diz procurador

Em entrevista ao Café com Jornal, o procurador-geral do Estado de São Paulo, Gianpaolo Smanio, disse que o Ministério Público (MP) está trabalhando para «sufocar economicamente» o crime organizado, ou seja, «encontrar as fontes do recurso e localizar a lavagem de dinheiro».
Para isso, «é preciso aperfeiçoar o sistema de proteção de testemunhas e delatores».

Smanio também esclareceu sobre algumas investigações:

1) Túnel Ayrton Senna – já foi bloqueado na Suíça U$ 1,7 bilhão e a prefeitura de São Paulo já recuperou mais de U$ 55 milhões.

Recomendados

2) Cartel do Metrô – são 19 ações judiciais propostas e um acordo encaminhado às empresas envolvidas.

3) Escândalo da Merenda – análise final da investigação está próxima.

Smanio ressaltou os resultados do projeto “Torcida Única” (nos clássicos de futebol), iniciativa do MP: «os índices de violência caíram absurdamente». «Nesse momento é preciso controlar a violência para que a festa possa ser feito de maneira segura para as famílias».

O procurador também falou sobre a autonomia do Ministério Público: «É preciso assegurar a autonomia, independência e liberdade pra atuação do MP. Nós repudiamos qualquer tipo de investida contra a independência e autonomia do MP. O MP é um investimento da sociedade brasileira, precisa ser preservado para que ele possa avançar. É uma conquista da democracia brasileira».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos