Foco

Ônibus de dois andares derruba viga sobre carro em São Paulo

Mais um veículo maior do que o permitido foi responsável por um acidente. Desta vez, foi um ônibus de dois andares, no túnel Jânio Quadros (zona sul de São Paulo). O acidente aconteceu na madrugada de segunda-feira e não deixou feridos. O ônibus, que tem 4,15 metros, saiu de São Bernardo (ABC) e seguia para Pomerode (SC), com 15 passageiros. Ele atingiu a viga de sacrifício que ficava  3,5 metros do chão, ou seja, 65 centímetros mais baixa,

A viga se desprendeu, foi arrastada pelo ônibus e, ao cair, atingiu um carro que passava pelo local.

O coordenador do Curso de Engenharia Civil da unidade Mackenzie Campinas, João Carlos Gabriel​, explica que essa viga é, na realidade, uma barra limitadora de altura: “Ela fica encaixada em uma estrutura, não é comum se desprender, apesar de já ter acontecido em outros casos também. A viga deveria ter entortado ou deformado a parte de cima do veículo, forçando o motorista a parar”.

Recomendados

Ainda que não existisse a barra ou o problema da altura, ônibus e caminhões não podem circular no túnel. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), isso é sinalizado na via com antecedência, para que o trajeto seja alterado.

Apesar disso, o motorista disse que estava seguindo as orientações de um aplicativo de trânsito. Ele foi multado em R$ 195,23 e recebeu 5 pontos na carteira de motorista.

Terceiro caso

Em menos de um mês, essa é a terceira vez que uma estrutura é atingida por um veículo mais alto do que o permitido.

No dia 20 de novembro, uma juíza morreu após um caminhão bater em um viaduto, na avenida do Estado. Com o impacto, pedaços de concreto caíram em cima do carro em que ela estava.

Duas semanas depois, no dia 5 deste mês, um caminhão bateu no limitador de altura de um viaduto, em Guarulhos. A viga também caiu e, no momento em que era retirada, o motorista do guincho se feriu no braço –que teve que ser amputado.

Para o engenheiro, isso pode ser resolvido se a viga de sacrifício ficar presa por cabos, além de estar encaixada em uma estrutura: “Se fosse assim no caso do túnel, após o ônibus bater, a viga ficaria pendurada e não atingiria o carro, evitando o acidente.”  

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos