Foco

Aplicativo ajuda paulistano a fugir de chuvas e temporais

O verão está batendo na porta e, com ele, as chuvas típicas da estação. E sair de casa pode se tornar um exercício de sorte quando não se sabe exatamente onde e que horas o “pé-d’água” deve cair.

Para ajudar a fugir da chuva, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) desenvolveu o aplicativo SOS Chuva. Em tempo real, o app mostra onde está chovendo e com qual intensidade, de acordo com a cor da “mancha” de chuva exibida.

Além disso, é possível ver  para onde a chuva irá se deslocar nos próximos 20 minutos. E se o usuário quiser ser alertado sobre chuvas que se aproximem de sua localização (constatada por meio do GPS do celular), também há como ativar notificações.

Recomendados

O professor Felipe Pilau, da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo), é um dos pesquisadores que colaboraram no desenvolvimento do aplicativo. “Ele funciona com base em informações obtidas por radares meteorológicos e abrange todo o Estado de São Paulo”, conta.

E vem novidade por aí. Segundo Pilau, uma ferramenta que mostrará previsão das chuvas no período de seis horas está sendo desenvolvida para o app: “Devemos lançá-la num futuro próximo”.

O SOS Chuva foi criado por pesquisadores da USP, Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ele está disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS.  

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos