Foco

Jacu-Pêssego é campeã de ‘furar’ limite médio de velocidade

Carros no trecho monitorado na av. Jacu-Pêssego andré porto/metro

No primeiro mês de fiscalização de velocidade média em trechos de quatro grandes avenidas, 230,7 mil veículos foram flagrados trafegando acima do limite das vias. Desses, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), nada menos que 221,5 mil estavam na av. Jacu-Pêssego (zona leste).

ANÚNCIO

Para ter uma ideia do que significa, no ano todo até agosto, segundo  o Painel de Mobilidade Segura, 201.455 motoristas foram multados na via inteira por exceder a velocidade.

Um detalhe importante: os motoristas flagrados não são multados, mas apenas advertidos por carta de que excederam o limite e da necessidade de respeitá-lo. A CET ressalta que a medida tem caráter educativo.

Recomendados

O Metro Jornal esteve no trecho “campeão” ontem. E não foi difícil entender o porquê do alto número de flagrantes: a todo momento, carros passavam  nas faixas da esquerda e central a mais de 50 km/h, que é o limite no trecho entre os radares que fazem o controle. E nos cerca de dois quilômetros da via, não há lombadas ou semáforos que forcem a desaceleração.

Entretanto, era visível a diminuição de velocidade  dos motoristas ao passarem pelos dois radares, estratégia comum para evitar multas.

Para o engenheiro Luiz Célio Bottura, a iniciativa é boa e pode colaborar com o respeito às normas. Ele acrescenta uma sugestão: “Em vez de mandar a carta apenas para quem excede a velocidade, poderiam enviar correspondência a todos os motoristas monitorados e elogiar aqueles que respeitaram os limites, incentivando-os a manterem o comportamento.”

Para a CET, os números da Jacu-Pêssego mostram que “os motoristas estão habituados a reduzir a velocidade apenas nos radares” nessa via. Segundo a companhia, os dados servirão para adotar medidas para aprimorar a segurança do trecho e para analisar o comportamento e “estudar medidas para que os condutores trafeguem dentro das leis de trânsito”.   

Tags

Últimas Notícias