Foco

Operação Verão começa para reduzir danos dos temporais em Campinas

Eduardo Carmim/Photo Premium/Folhapress

A Defesa Civil de Campinas iniciou a Operação Verão para aumentar a segurança durante períodos de temporais, que têm início com a chegada do verão. As ações devem continuar até o dia 31 de março.

ANÚNCIO

As ações são necessárias para que possam ser reduzidos o número de estragos causados pelas chuvas e riscos recorrentes nesse período.

Uma das novidades neste ano entre as medidas adotadas no período é a adesão ao sistema de alertas de riscos de desastres naturais direto no celular – os avisos  são enviados gratuitamente por SMS (mensagem de texto). Para realizar o cadastro, basta mandar uma mensagem de texto para o número 40199, colocando o CEP no assunto. Esse aviso antecipado pode ser fundamental até mesmo para salvar uma vida, em caso de enchentes, deslizamentos, raios, entre outros fenômenos.

Recomendados

No mês passado, a chuva forte que caiu sobre Campinas já deixou uma vítima. No último dia 19 de novembro um homem de 36 anos morreu ao tentar ajudar pessoas que estavam ilhadas em um carro, na avenida Orosimbo Maia, no Centro. Naquele dia, em apenas três horas, choveu o esperado para o mês todo de novembro.

Desde 2016, também funciona o site Campinas Resiliente, para quem quiser acompanhar os alertas da Defesa Civil. O link para acesso é: https://resiliente.campinas.sp.gov.br/ . Nesse portal também está disponível alertas relativos ao nível dos rios Atibaia, Jaguari e Capivari, e o sensor de alagamento de Sousas.

Tags

Últimas Notícias