Foco

“Achávamos que ele estava dormindo”: o caso da família americana que conviveu durante semanas com o cadáver do filho

Polícia encontrou corpo de Caleb, um dos três filhos do casal americano Bruce e Schrell Hopkins, em estado avançado de decomposição; caso ocorreu no início de 2016, mas está sendo julgado agora.

Quando, em 5 de janeiro de 2016, os agentes da polícia da Catalunha entraram na casa dos Hopkins em Gerona, no nordeste da Espanha, ficaram impressionados.

ANÚNCIO

Eles tinham ido até o local a pedido da proprietária do imóvel, que reclamou que a família não estava pagando o aluguel.

Os Mossos D’Esquadra, como é chamada a polícia da Catalunha, não imaginavam que encontrariam um cadáver em estado avançado de decomposição de uma criança de oito anos.

Recomendados

Era Caleb, um dos três filhos do casal americano Bruce e Schrell Hopkins.

O mau cheiro que dominava todos os cômodos levava a crer que a criança morrera havia dias.

Surpreendentemente, ao responderem às perguntas dos agentes, os pais disseram acreditar que a criança não estava morta, mas dormindo.

Promotoria pede três anos e três meses de prisão aos Hopkins

Posteriormente, a autópsia revelou que Caleb estava morto havia pelo menos um mês quando a polícia encontrou seu corpo.

Na ocasião, os agentes ficaram surpresos ao verificar que, enquanto o piso inferior da casa parecia abandonado, no superior, o restante da família parecia seguir sua rotina diária junto ao corpo de Caleb.

  1. ‘Redes sociais reduzem noção de vergonha, diálogo e empatia’, diz psicoterapeuta americano

Sem cuidados médicos

Para o promotor responsável pelo caso, Enrico Barata, Caleb não foi morto pelos pais, mas Bruce e Schrell não providenciaram os cuidados médicos necessários que poderiam ter salvado a vida do menino.

Ele pediu à Justiça espanhola que condene o casal a três anos e três meses de prisão por homicídio involuntário com agravante de parentesco.

Em 2014, os Hopkins deixaram Detroit, nos Estados Unidos, onde moravam, rumo à Espanha. Ali, Bruce administrava sua própria empresa e fazia serviços para o Consulado de seu país.

O casal disse à Justiça que o menino era asmático e morreu no dia seguinte a uma crise respiratória.

Eles afirmaram que, naquela noite, prestaram cuidados a Caleb, que havia dormido "em boas condições".

A acusação alega que o casal colocou suas crenças religiosas, contrariamente às práticas da medicina tradicional, acima da saúde de seus filhos.

De acordo com o jornal catalão El Periódico de Catalunya, os Hopkins praticam o pentecostalismo, um ramo do cristianismo protestante.

  1. MEC quer proibir novos cursos de medicina. Mas o Brasil tem mais médicos do que precisa?

Sem "noção da realidade"

Em sua defesa, os pais afirmaram que combinaram a medicina tradicional com medicamentos homeopáticos para lidar com a asma da criança.

Para o promotor Barata, no entanto, apesar de sua doença crônica, Caleb só foi levado uma única vez ao médico desde que a família se instalou na Catalunha.

Mas o que levou os pais a não denunciar a morte do menino?

Segundo Barata, depois de encontrar Caleb morto, "a família perdeu a noção da realidade".

Questionados sobre por que não ligaram para uma ambulância quando viram que a criança não estava acordando, os pais responderam que tinham entrado "em estado de choque".

O casal também afirmou que, quando a polícia chegou, informaram aos agentes que a criança estava dormindo e "quando acordassem, poderiam conversar com ele".

Tags

Últimas Notícias