Foco

Marisa Monte e Arnaldo Antunes acusam Doria de usar música sem autorização

Os músicos Marisa Montes e Arnaldo Antunes usaram seus perfis nas redes sociais nesta quarta-feira (29) para divulgar uma nota sobre o uso de uma música dos dois em uma propaganda da prefeitura de São Paulo.

Segundo a nota, o prefeito João Doria usou, em agosto deste ano, a música «Ainda Bem» em um vídeo de uma inauguração de obras no Parque Ibirapuera.

Leia mais:
Novo aplicativo do Google ajuda a gerenciar dados de internet móvel
Filha de Xanddy e Carla Perez solta a voz e surpreende em show ao vivo

Recomendados

Os cantores disseram que «a música é mantida como trilha sonora, sincronizada continuamente por mais de 40 segundos ao fundo de imagens sequencialmente editadas».

Eles relatam ainda que tentaram contato com Doria para que o vídeo fosse retirado das redes sociais. A resposta do prefeito, que chegou dois meses depois, dizia que a captação da música teria acontecido de «forma espontânea nos ambientes de gravação». No entanto, os músicos ressaltaram na nota que a justificativa «ainda que fosse verdadeira, não encontra qualquer abrigo na Lei de Direitos Autorais».

Devido a resposta, Marisa Monte e Arnaldo Antunes tiveram que entrar em contato com o Facebook e o Instagram para que o conteúdo fosse removido. Já o Twitter e o YouTube mantiveram o vídeo, segundo a nota. «Nos sentimos ultrajados e lesados em nosso direito patrimonial e moral, uma vez que, além de não termos sido sequer consultados, nunca permitimos o uso de nenhuma de nossas canções para fins políticos».

Os cantores alegaram ainda que sugeriram uma reparação simbólica através de uma doação à Sociedade Viva Cazuza, que cuida de crianças com HIV, mas não foram atendidos.

Outro lado

A Prefeitura de São Paulo se pronunciou através de uma nota negando o uso indevido da música. «Não cabe cobrança de direitos autorais sobre uma musica que apenas vazou para o vídeo, já que era um som de fundo».

O comunicado diz ainda que foi solicitado um pagamento de R$ 300 mil a Doria. «Diante da primeira negativa de pagamento, o advogado dos artistas novamente procurou o prefeito para exigir pagamento, desta vez, a ser destinado a uma instituição beneficente».

Ainda segundo a nota, o prefeito orientou sua equipe pessoal de redes sociais a retirar o vídeo de seus perfis e alegou que não procede a informação que o vídeo teria sido removido pelo Facebook e pelo Instagram.

Veja o post no perfil de Marisa Monte:

NOTA DE ESCLARECIMENTO No dia 21 de agosto, fomos surpreendidos por um vídeo publicado pelo atual prefeito de São...

Posted by Marisa Monte on Wednesday, November 29, 2017
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos