Mais uma ponte é fechada na avenida dos Estados em Santo André

Prefeitura interditou por prevenção o trecho sobre o rio que liga a rua dos Alpes ao viaduto Antonio Adib Chammas

Por Cadu Proieti e Vanessa Selicani - Metro Jornal ABC
Mais uma ponte é fechada na avenida dos Estados em Santo André

Mais uma ponte na avenida dos Estados, em Santo André, apresentou problema. Desta vez na passagem da rua dos Alpes sobre o rio Tamanduateí, que foi interditada pela prefeitura. Segundo o prefeito Paulinho Serra (PSDB), o bloqueio foi necessário por prevenção.

É o quarto trecho que passa sobre o rio a gerar transtorno aos motoristas em solo andreense – duas delas foram neste ano. “Desde esses episódios, que perdemos duas pontes em 100 dias, lançamos programa de diagnóstico, com manutenção que nunca foi feita na cidade. Os piores trechos em estado de conservação, que é responsabilidade do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), estão na avenida dos Estados, no Eixo Tamanduateí. O que a gente fez agora foi acelerar a manutenção”, justificou o chefe do Executivo.

Paulinho disse que ainda não há previsão de liberação do trecho. “A ponte aparecia para a gente como um ponto de risco. A solução pode ser interditá-la e inverter a mão de outra ponte no período. Uma coisa é fazer (as obras) com veículos passando, outra é fechar e reabrir mais rápido. Estamos com sinal amarelo, da antecipação. A partir de quarta-feira, saberemos valores e tempo da manutenção. Mas não existe risco de queda.”

O prefeito afirmou que o alerta para a interdição surgiu após as fortes chuvas. “Nos preocupou muito, por isso resolvemos antecipar para não perder aquela estrutura pertencente ao pacote de obras do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que prevê também a duplicação das alças do viaduto Adib Chammas e toda a nova rotatória de Santa Terezinha”, explicou.

O projeto citado aguarda financiamento de US$ 25 milhões (cerca de 79,5 milhões), que dependem de aval da Fazenda Nacional e do Senado para serem liberados.


4ª a ter problemas
Danos em ponte na avenida dos Estados, em Santo André, não é novidade. Em janeiro deste ano, trecho em Santa Terezinha cedeu e desde então aguarda financiamento externo para ser reconstruído. Viário em frente ao Sam’s Club desabou em abril e foi refeito, entregue no início deste mês. Em 2013, uma ponte no mesmo local também teve de ser reconstruída.

Loading...
Revisa el siguiente artículo