Foco

Metrô de Brasília volta a rodar, mas tempo de espera pode chegar a 1h

Depois de o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 10ª Região determinar que 75% dos trens do metrô de Brasília rodem nos horários de pico durante a greve dos servidores, as estações reabriram nesta quinta-feira. A empresa divulgou também um cronograma de como funcionará o serviço enquanto durar a mobilização, e o tempo de espera pelo transporte pode chegar a uma hora.

Anteriormente, o TRT havia determinado que 90% dos trens rodassem nos horários em que os trabalhadores precisam se deslocar, mas o quantitativo de funcionários não era suficiente para atender a ordem, segundo o Metrô-DF, e o serviço ficou totalmente inoperante por cinco dias seguidos.

Agora, durante o horário de pico, nos dias úteis, serão 18 trens disponíveis à população – nos demais horários, a quantidade cai para cinco, de manhã, e três, à noite. Nos fins de semana, serão 12 trens no horário de pico, e quatro no restante do dia. No domingo, o transporte ficará ainda mais complicado: apenas três trens durante todo o dia (veja horários e tempo de espera ao lado).

Recomendados

Hoje é o 16º dia de greve dos servidores. Eles reivindicam 8,4% de aumento e nomeação de pelo menos 300 aprovados em concurso. As negociações com o GDF estão emperradas e não há qualquer previsão de fim do movimento.

Faixas exclusivas

Mesmo com as estações reabertas, o Detran-DF liberou as faixas exclusivas de ônibus até a meia-noite desta sexta-feira.

Veja abaixo a previsão de funcionamento:

• Dias úteis. Horários de pico (das 6h às 8h45 e das 16h45 às 18h): espera de 6 minutos da estação Central a Águas Claras e vice-versa; 12 minutos nos ramais de Ceilândia e Samambaia.
Manhã (8h45 às 16h45): 18 minutos de espera no ramal Central-Águas Claras; 36 minutos nos ramais de Ceilândia e Samambaia
Noite (19h30 às 23h30): 30 minutos de espera na Central-Águas Claras; 60 minutos na direção Ceilândia-Samambaia

Sábado. Horários de pico (das 6h às 9h45 e das 17h às 19h15): espera de 8 minutos na direção Central-Águas Claras; 16 minutos no ramal Ceilândia e Samambaia.
Manhã (9h45 às 17h): 23 minutos no ramal Central-Águas Claras e Águas Claras-Central, 60 minutos na direção Ceilândia-Samambaia. Noite (19h15 às 23h30): 30 minutos de espera na Central-Águas Claras e vice-versa; 60 minutos nos ramais de Ceilândia-Samambaia.

• Domingo.
Horário único (das 7h às 19h): 30 minutos de espera na Central-Águas Claras e vice-versa, 60 minutos nos ramais Ceilândia-Samambaia.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos