Escola de Brasília proíbe alunos de levar lanche

Por Metro Brasília
Reprodução
Escola de Brasília proíbe alunos de levar lanche

A Escola Parque da 210/211 Sul, que recebe 560 alunos do ensino integral nos dois turnos, proibiu os estudantes de levarem lanche de casa. O objetivo é fazer com que as crianças comam o almoço servido na unidade, gostem ou não da comida.

Em um bilhete enviado aos pais dos alunos, a escola explica que a partir do momento em que eles optaram pelo ensino integral, a “responsabilidade pela alimentação dos alunos nas dez horas de permanência passa a ser da Secretaria de Educação”. Nos casos de estudantes que tenham restrições alimentares ou estilos de vida particulares, como veganismo, a escola afirma que orientará as merendeiras sobre o preparo especial dos alimentos.

A Secretaria de Educação negou que a unidade proíba os alunos de levar comida própria, mas o diretor da escola, Roberto Ramos, confirmou. “Se a escola oferece comida, não tem porque trazer de fora. Imagina, 400 crianças, trazendo marmita. Como a gente vai conservar isso?”, alegou.

Segundo o educador, a aceitação da comida na unidade é “muito boa”. “A gente também não sabe a origem da comida que a criança vai trazer”, insistiu.

Merenda

A qualidade e oferta da merenda fornecida pela Secretaria de Educação têm sido objeto de debates desde a semana passada, quando um aluno desmaiou de fome por não ter comido. Um relatório da Comissão de Direitos Humanos divulgado nesta semana mostra que o cardápio é pouco variado, quando não repetitivo, e tem poucas opções de alimentos como carne ou frango. Frequentemente, as opções são biscoito e leite.

A diretora do Sindicato dos Professores Gilza Camilo explica que a orientação de não levar lanche de casa é da Secretaria de Educação como um todo e é seguida em todos os colégios. O órgão nega.

“Eles por vezes alegam que tem que incentivar a qualidade da alimentação dos alunos, mas como fazer se eles não oferecem essa qualidade? Tem alguns professores que deixam o aluno comer o lanche escondido, que fazem vista grossa”, explica.

Loading...
Revisa el siguiente artículo