Procon promove mutirão de negociação de dívidas em Maringá

Por Lais Pagoto
Procon Móvel vai percorrer bairros e distritos para facilitar a negociação de dívidas - Cary Bertazzoni/PMM
Procon promove mutirão de negociação de dívidas em Maringá

Reclamações envolvendo assuntos financeiros representam 25% dos atendimentos realizados pelo Procon de Maringá este ano. De janeiro até a última sexta-feira, 6.657 pessoas procuraram o órgão de defesa do consumidor por problemas com bancos e instituições financeiras, que resultaram em 6.375 orientações e 282 processos administrativos.

“Os assuntos financeiros estão em segundo lugar na lista de reclamações, atrás de serviços. Muitas delas são referentes a dívidas e cobranças”, explica o gerente de processos do Procon Maringá, Felipe Santos Martins.

Foi devido a essa procura que o Procon decidiu organizar o mutirão de negociação de dívidas bancárias, que começa nesta segunda-feira e vai até sexta.

A iniciativa, segundo o gerente, vai permitir que consumidores inadimplentes renegociem dívidas bancárias e consigam descontos nos juros e parcelamentos dos débitos.

“Como há a intermediação do Procon, as taxas ofertadas para o pagamento da dívida serão mais baixas”, acredita Martins.

O consumidor que tiver interesse em saldar os débitos deve procurar o Procon ou um dos pontos de atendimentos (veja tabela) e preencher uma ficha com os dados pessoais e valores da dívida e de possíveis parcelas de pagamento.

A ficha será encaminhada ao banco, instituição bancária credora, financeiras e administradoras de cartão de crédito por meio da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). “O banco avaliará a proposta e entrará em contato com o cliente, geralmente por telefone, para concluir a negociação”, explica o gerente.

A exceção será a Caixa Econômica Federal, cuja negociação poderá ser feita diretamente na sede do Procon Maringá.

“Todos os bancos associados da Febraban vão participar, mas só a Caixa estará com representantes para fazer a negociação pessoalmente”, diz Martins, lembrando que cooperativas de crédito não são vinculadas à Federação.

O atendimento durante o mutirão será feito diariamente na sede do Procon e na praça Renato Celidônio (ao lado do Paço Municipal). Também será possível fazer as negociações por meio do Procon Móvel, que percorrerá diferentes pontos da cidade. 

Unidades volantes:

• Segunda-feira.
Avenida dos Palmares, 201, Jardim Liberdade, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h.

• Terça-feira.
Praça central no distrito de Iguatemi, das 8h às 16h.

• Quarta-feira.
Praça Raposo Tavares, centro, das 7h10 às 8h30
Praça Farroupilha, Jardim Alvorada, das 10 às 16h30.

• Quinta-feira.
Praça central do distrito de Floriano, das 8 às 15h
Praça Vereador Miguel de Oliveira, rua Libertador San Martin, Conjunto Requião das 16h30 às 17h30.

• Sexta-feira.
Praça Raposo Tavares, centro, das 7h10 às 8h30
Shopping Mandacaru Boulevard, Av. Mandacaru, 277,  Zona 6, das 12h às 16h30h.

Loading...
Revisa el siguiente artículo