Foco

Novo viaduto na Lagoinha, em Belo Horizonte, deve ser liberado em janeiro

Atenção motoristas e passageiros que passam diariamente pelo Complexo da Lagoinha, no Hipercentro de Belo Horizonte: falta pouco para a conclusão da ala anexa ao Viaduto Leste, que dá acesso ao Centro da capital para os veículos que saem da avenida Cristiano Machado. Após mais de dois anos em obras, a previsão da BHTrans é de que em janeiro de 2018 seja entregue à população um novo viaduto, assim como novas rotas de trânsito no local.

Responsável pelas intervenções, a Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento e Obras da Capital) explica que as ações vão beneficiar principalmente a circulação dos ônibus do Move da Cristiano Machado no acesso ao Centro, colocando fim ao gargalo criado quando os veículos saem do túnel.

A expectativa é que o novo caminho permita um acesso mais rápido para os ônibus nas pistas exclusivas no Centro da cidade, a exemplo do acesso do Move na saída da avenida Antônio Carlos até a rua Oiapoque. Hoje, o Viaduto Leste serve tanto aos ônibus quanto aos carros que saem do túnel da Cristiano Machado em direção ao Centro, passando ao lado do Shopping Oiapoque e chegando à Praça da Estação.

Recomendados

De acordo com o novo projeto, os carros também serão atendidos. A pista de duas faixas que segue paralela ao Viaduto Leste, no sentido Lagoinha/Avenida do Contorno e Boulevard Arrudas, passa a receber o tráfego misto (carros e ônibus). Já a outra via, também de duas faixas, desemboca próximo à rua São Paulo e terá a faixa da esquerda destinada ao trânsito misto.

Atrasos e expectativas

Não é de hoje que as pessoas se perguntam quando a obra vai ficar pronta, e como vai funcionar. A dentista Joyce Rocha trabalha no Centro de BH há 3 anos, e passa pelo Complexo todos os dias. “Sempre que vejo essa obra eu tento imaginar como vai ficar, não tem muita explicação sobre isso nas placas. Só espero que melhore o trânsito, porque piorar é difícil”, comenta. Segundo a Sudecap, as obras começaram em fevereiro de 2015, e a expectativa da prefeitura até então era inaugurar o elevado no primeiro semestre de 2016, o que acabou não acontecendo.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos