Foco

Motoristas do DF já podem usar CNH digital

A partir de agora, motoristas do DF têm a opção de utilizar a versão digital da CNH, que poderá ser exibida, no celular, em substituição ao documento impresso. O DF é a segunda unidade federativa a adotar o sistema – a primeira foi Goiás.

Para acessar a novidade, contudo, é preciso ter a versão da CNH com QR Code, código lido por dispositivos eletrônicos, que desde maio deste ano é expedida pelo Detran-DF. Quem ainda não tem o documento com a marca pode solicitar a renovação ao órgão em um posto presencial, sem custos.

Com o QR Code em mãos, o acesso é feito por meio do aplicativo de celular “CNH Digital”, que poderá ser baixado de graça na loja virtual de qualquer smarphone. Os dados do motorista no Detran precisam estar atualizados, uma vez que o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) fornecerá o código de ativação por e-mail ou telefone.

Recomendados

A autarquia informou que essa atualização no cadastro só pode ser feita pessoalmente, exceto nos casos de quem tem certificado digital.

Segundo o Detran, 200 mil  habilitados do DF já podem aderir ao sistema, já que possuem a nova CNH. Ao todo, são 1,5 milhão de condutores.

Segundo o diretor do Detran, Silvain Fonseca, a apresentação da CNH no celular é mais “prática” e segura, uma vez que o acesso no aplicativo será feito mediante senha pessoal. Representa também uma facilidade para os “esquecidos”.

A não apresentação da CNH durante uma ação de fiscalização acarreta multa de R$ 88,38, três pontos e retenção do veículo.

Prazo nacional

Por determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), até fevereiro do ano que vem todos os Detrans do país devem aderir à nova ferramenta.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos