Foco

Miss Iraque e Miss Israel posam juntas e dividem opiniões

Muitas candidatas já desejaram a “paz mundial” ao discursarem no Miss Universo, mas a iraquiana Sarah Idan e a israelense Adar Gandelsman, que disputam a coroa da beleza neste ano, foram mais além: muito sorridentes, tiraram uma selfie juntas e postaram mensagens de amizade.

“Paz e amor da Miss Iraque e da Miss Israel”, escreveu Sarah na imagem que postou no Instagram. Adar, por sua vez, apresentou a concorrente em seu perfil e disse que a iraquiana “é incrível”.

O Iraque, como muitos países do Oriente Médio, não mantém relações diplomáticas com Israel, considerada uma nação opressora pela maioria do mundo árabe e islâmico, que não admite as intervenções e os assentamentos sionistas na Palestina. Diante da geopolítica complicada e das relações nada amistosas, a atitude das duas misses dividiu a internet.

Recomendados

Houve quem acusasse Sarah, que cresceu no Iraque, mas mora nos EUA, de concordar com a política externa israelense. «A rainha da beleza do Iraque está alegremente posando com a rainha da beleza da ocupação e da brutalidade”, criticou um professor que leciona nos Estados Unidos, Asaad Abukhalil.

Diante das críticas, a miss iraquiana pediu desculpas àqueles que consideraram a foto ofensiva “à causa palestina” e explicou que a ideia da selfie foi da colega israelense. “Respondi que ficaria contente em ajudar a espalhar a mensagem. O objetivo da foto foi o de exprimir esperança pela paz mundial”, explicou Sarah.

Ofir Geldeman, porta-voz do primeiro-ministro israelense, elogiou a amizade das duas. “Que grande mensagem de esperança para a região. Boa sorte para Sarah e Adar”, escreveu no Twitter.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos