Obras do Metrô de São Paulo vão atrasar de novo

Por Metro Jornal São Paulo
Estação Moema ficou para 2018 - André Porto/ Metro
Obras do Metrô de São Paulo vão atrasar de novo

Já virou até meme em redes sociais: “Que seu amor dure tanto quanto as obras do Metrô de São Paulo”. Brincadeiras à parte, mais uma vez a entrega de estações foi oficialmente adiada: desta vez, foram seis paradas da linha 5-Lilás. Veja os andamentos previstos atualmente em cada linha.

Linha 5-Lilás: 2018
As seis estações que seriam entregues até o final deste ano – Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin-– ficaram para abril de 2018. Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, justificou que houve atraso de dois meses em obras entre as estações Eucaliptos e Moema.

Linha 6-Laranja: obra paralisada
Anunciada como a primeira PPP (parceria público-privada) de ponta a ponta, desde as obras até a operação, com inauguração “marcada” para 2020, a linha teve a construção paralisada há mais de um ano, pois as empreiteiras não conseguiram financiamento. Um consórcio formado por empresas asiáticas deve assumir as obras da linha, que vai da São Joaquim à Brasilândia.

Linha 4-Amarela: uma estação neste ano
A linha toda era prevista inicialmente para 2014. Em 2016, um novo grupo assumiu as obras e o secretário Clodoaldo Pelissioni confirmou que o cronograma de abrir a estação Higienópolis-Mackenzie até o fim deste ano está confirmado. Mas a nova parada, localizada entre as duas já existentes, não vai prolongar a linha.

Linha 15-Prata: 1º trimestre de 2018
Somente 2 das 10 estações previstas para o trecho entre Vila Prudente e São Mateus, na zona leste, estão funcionando. Na página de Transparência do Metrô, a entrega das oito demais está programada para o primeiro trimestre de 2018.  A linha corre sobre monotrilho e a demanda prevista para esse trecho completo é de 340 mil usuários por dia.

Linha 17-Ouro: só no final de 2019
A linha, por monotrilho, foi incluída inicialmente entre as obras a serem entregues para a Copa de 2014. No ano passado, teve as obras assumidas por um novo grupo. As oito estações entre Jardim Aeroporto, Congonhas e Morumbi estão com previsão de entrega para o 4º trimestre de 2019 no portal de Transparência do Metrô.

Loading...
Revisa el siguiente artículo