Foco

GCMs de Santo André aplicam multas desde junho

Se você, motorista, acha que pode cometer infração de trânsito perto de um GCM (Guarda Civil Municipal) em Santo André e sair impune, está totalmente enganado. Os agentes municipais de segurança estão multando veículos que forem flagrados descumprindo as leis de trânsito na cidade desde junho. 

No início de fevereiro, o prefeito Paulinho Serra (PSDB) assinou decreto que autoriza a GCM a autuar automóveis vistos cometendo infrações. Até então, somente as equipes do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) e policiais eram autorizados a aplicar essas multas.

No entanto, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Edson Sardano, disse em março que, antes de começarem a flagrar infrações,  os guardas passariam por treinamento para aprimorar o conhecimento deles sobre legislação de trânsito.

Recomendados

A prefeitura informou que os GCMs começaram a anotar as penalidades cometidas aos motoristas em junho. De lá até o fim do mês passado, os agentes aplicaram 1.261 multas. As infrações flagradas foram de som alto, avanço de sinal vermelho e uso de celular, segundo dados do município. A média é de nove autuações por dia – no total, a média diária é de 663 infrações de trânsito anotadas na cidade, conforme dados da própria administração.

“A gente não está assumindo ou substituindo a função do agente de trânsito, não fazemos operações para aplicar multas. Mas essa autoridade é importante, porque está na rua o tempo todo. Se constata a infração, autua”, afirmou Sardano.

Para o secretário, a nova atribuição da GCM também ajuda a coibir o descumprimento da lei. “Antes, o guarda estava parado no semáforo, passava um carro, o motorista olhava para o GCM e atravessava o sinal vermelho porque o agente não podia multar. Agora, isso mudou”, comentou.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos